Programação, que inicia nesta terça-feira (25), é coordenada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
MANAUS | AM
Inicia nesta terça-feira (25), em Manaus, o 22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo e III Congresso de Jornalismo da Amazônia, com o tema “Ciência e Meio Ambiente: Urgências para o ensino de Jornalismo”. A programação começa a partir das 9h, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O evento vai reunir dezenas de profissionais do Amazonas, estudantes de comunicação e professores universitários, o encontro visa o debate sobre diversos temas relacionados ao ensino e mercado do jornalismo brasileiro, além de mesas redondas, palestras e oficinas.
Ainda na programação, na quarta-feira (26), às 9h, na Ufam, será realizado o 18º Pré-Fórum da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), com a participação de entidades e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM). O tema será “Jornalismo e Resistência: vozes que falam pelo meio ambiente”.
Sobre o evento que acontece durante três dias, de 25 a 28 de abril, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Wilson Reis, considera como um oportunidade de profissionais, estudantes e professores acompanharem as realidades com as quais depara o jornalismo contemporâneo, a importância da formação profissional nas instituições superiores, os problemas da era digital, sem esquecer o necessário fortalecimento da organização da categoria em resposta às demandas no campo do jornalismo e das comunicações.
Ainda de acordo com ele, o encontro ajudará futuros e atuais profissionais a manter-se atualizados sobre assuntos relacionados a ciência. “Também conversaremos sobre a melhor formação na graduação e pós em ciências, pois é preciso para o desenvolvimento social e das humanidades. O ensino, a pesquisa e extensão são vitais para o desenvolvimento do conhecimento científico no jornalismo. Portanto, os profissionais jornalistas necessitam de atualizações, construir expertises em suas áreas, com objetivo de honrar o compromisso dele com a sociedade. E, com isso, seguir criando as condições para produção de notícias seguras, corretas, com ética e qualidade para a população”, destacou o presidente do SJPAM.
Wilson Reis também acredita que é preciso debater assuntos importantes como a precarização do trabalho, baixos salários, que levam inúmeros profissionais e até estudantes a ter que estudar e trabalhar em dois lugares distintos, para honrar o pagamento de despesas pessoais. A cobertura do evento está aberta à veículos e profissionais de imprensa.
Retomada do Diploma
O presidente da SJPAM, Wilson Reis, explica que o atual cenário do jornalismo no Brasil e no mundo apresenta vários desafios e é preciso vencê-los de forma coletiva. “O retorno à exigência do Diploma para o exercício da profissão e a atualização da regulamentação profissional são dois desafios que estão na pauta do dia. Por isso, a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj e os 31 Sindicatos no país, lançaram e estão implementando neste mês de abril, várias atividades no país”, finalizou.
No 18.º Pré-Fórum, a presidente da Fenaj, jornalista Samira de Castro, irá apresentar e discutir as oito pautas prioritárias dos jornalistas brasileiros, já apresentadas ao governo. São elas: PEC do Diploma; Atualização da Regulamentação Profissional dos Jornalistas; Criação do Conselho Federal de Jornalistas – CFJ; piso Salarial Nacional dos Jornalistas; Regulação das Comunicações e das plataformas digitais; criação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo; Recuperação da EBC e ampliação do Sistema Público de Comunicação; Revogação das contrarreformas trabalhista e previdenciária.
Foto: Divulgação
(*) Com informações da assessoria
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário