AO VIVO
Executivo - 17 de junho de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Em apoio a Mateus Assayag, Alberto Neto se alia a lulistas e contraria base bolsonarista

Um vídeo do deputado federal Alberto Neto, pré-candidato pelo Partido Liberal (PL) com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro à prefeitura de Manaus, declarando apoio ao pré-candidato a prefeitura do município de Parintins, vereador Mateus Assayag (PSD), causou grande repercussão na cena política do Amazonas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Um vídeo do deputado federal Alberto Neto, pré-candidato pelo Partido Liberal (PL) com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro à prefeitura de Manaus, declarando apoio ao pré-candidato a prefeitura do município de Parintins, vereador Mateus Assayag (PSD), causou grande repercussão na cena política do Amazonas.

O referido vídeo foi exibido durante o evento de lançamento da pré-candidatura de Mateus Assayag, realizado no último sábado (15). Assayag é apoiado por políticos de esquerda como o senador Omar Aziz (PSD), Eduardo Braga (MDB) e o prefeito Bi Garcia (PSD), todos aliados do presidente Lula (PT).

Na gravação, Alberto Neto expressa um forte vínculo de amizade e parceria com Assayag, enfatizando que estão unidos nesse projeto político. O parlamentar se dirige à população de Parintins para manifestar apoio a Mateus Assayag.

“Sou o seu deputado federal, capitão Alberto Neto. Logo, logo teremos o festival de Parintins e estarei aí com vocês. Quero deixar uma mensagem para o povo de Parintins: se quisermos dar continuidade a este trabalho, vamos conhecer cada vez mais o nosso amigo, nosso parceiro que fez um grande trabalho na Câmara Municipal e que agora, no futuro, vai fazer, é ele, Mateus Assayag. Um abraço do seu amigo, capitão Alberto Neto. Estamos juntos.”, declarou.

O assunto foi tema de debate no programa “Boa Noite Amazônia” desta segunda-feira (17).

O jornalista Thiago Botelho comentou que, embora o apoio não torne Alberto Neto infiel a Bolsonaro, é uma posição estranha considerando sua associação à figura de Bolsonaro para sua própria pré-candidatura em Manaus. Ele sugeriu que a decisão pode não ser inteligente estrategicamente, pois Assayag é apoiado por figuras politicamente opostas às do ex-presidente e ligadas ao lulismo, o que pode ser questionado pelos eleitores de direita. Além disso, a análise de Botelho sugere que a decisão de Alberto Neto pode ter causado descontentamento dentro de seu partido, o PL, e dado munição para críticas, inclusive de ex-colegas como o Coronel Alfredo Menezes, que agora está no Partido Progressistas. “Meus amigos, um tiro no pé de bazuca”, concluiu.

O jornalista Álvaro Corado expressou surpresa pelo assunto ter se tornado público, mas não pela ação em si. Ele mencionou ter levantado anteriormente a situação envolvendo o deputado Alberto Neto em movimentos políticos, como a suposta articulação para o ingresso do prefeito David Almeida (Avante) no PL e a expulsão de Menezes, sugerindo uma estratégia para desarticular a direita no estado. O jornalista concluiu que há uma divisão clara na direita política do Amazonas, com movimentos liderados por Omar Aziz e Eduardo Braga contrastando com a nova liderança representada pelo governador Wilson Lima (União Brasil).

“O deputado Saullo Vianna já vinha dando sinais de que não estava mais no grupo do governador Wilson Lima, mas o Alberto Neto até, pelo menos até ontem, era alguém que o governador tinha na sua conta como alguém alinhado ao seu projeto político. Veja, não estou falando de outras questões, estou falando do projeto político.”, mencionou.

“Grande chapa de Parintins”

Durante o evento, Bi Garcia também anunciou Alberto Neto como um dos apoiadores da “grande chapa de Parintins”, que, segundo ele, será anunciada nas convenções.

Vanessa Gonçalves, filha de Enéas Gonçalves e neta de Gláucio Gonçalves, deverá ser anunciada como vice de Assayag. “Aguardem, porque a próxima movimentação da cobra grande será para anunciar a grande chapa de Parintins. Vai ser na convenção. Nós todos juntos vamos fazer uma grande homenagem a Gláucio Gonçalves e a Enéas Gonçalves”, afirmou.

O ato contou com a presença do senador Eduardo Braga (MDB), dos deputados federais Sidney Leite (PSD) e Saullo Vianna (União Brasil), de Marcelo Ramos, pré-candidato a prefeito de Manaus pelo PT, e da deputada estadual Mayra Dias (Avante). Além de Alberto Neto, por meio de vídeo, os senadores Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB), e o deputado federal Adail Filho (PP), também endossaram apoio à pré-candidatura de Assayag.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/07
12:40

CONVENÇÃO EM ITACOATIARA

Na noite de sábado, 20 de julho, o Podemos realizou uma convenção em Itacoatiara para oficializar Arnoud Lucas como candidato a prefeito nas eleições de 2024. O evento reuniu milhares de pessoas e anunciou 31 candidatos a vereador pelo Podemos e PMB. O vereador destacou a necessidade de mudança e participação popular, reforçando o compromisso com o progresso da cidade.

23/07
12:39

VICE DE ALBERTO NETO

Em entrevista ao site O Poder, neste sábado (20), o deputado federal Alberto Neto (PL) revelou que seu pré-candidato a vice será da mesma ideologia política, da direita, e não há chances de ser vice do pré-candidato Roberto Cidade (União Brasil). Neto destacou a lealdade à direita e a Jair Bolsonaro, e anunciou que a convenção do Partido Liberal (PL) está prevista para 3 de agosto, onde serão oficializados a chapa majoritária e os candidatos a vereador.

23/07
12:37

CONVENÇÃO EM PAUINI

No sábado, 20, mais de 2 mil pessoas compareceram à convenção partidária do “Bloco de Evolução do Município” (Coligação do Bem) em Pauini. O prefeito Renato Afonso (PSD) teve seu nome confirmado como candidato à reeleição, compondo a chapa com o vice-prefeito Paulo da Gasolina (PL). A coligação tem o apoio do União Brasil e dos Progressistas. O prefeito destacou os avanços realizados e a necessidade de continuar o projeto de evolução do município.

23/07
12:36

CANDIDATURA HISTÓRICA

Neste domingo, 21 de julho, o União Brasil realizou uma convenção em Rio Preto da Eva, reunindo 10 mil pessoas. A professora Socorro Nogueira foi oficializada candidata à prefeitura e João Queiroz a vice. É a primeira vez que uma mulher se candidata à prefeitura no município. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e mensagens de figuras nacionais.

23/07
12:33

CIDADE CRESCE

Um novo estudo eleitoral divulgado pelo Instituto Pontual Pesquisas nesta segunda-feira (22) revela o crescimento nas intenções de voto do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) na corrida para a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Segundo a pesquisa realizada entre 14 e 18 de julho de 2024, Roberto Cidade, posicionado em terceiro, subiu de 9,0% para 12,8% em comparação com o levantamento anterior de abril deste ano. David Almeida (Avante) lidera com 29,8%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 25,2%. Alberto Neto (PL) tem 8,5%, em quarto lugar.

Ver mais >>

Programas