AO VIVO
Executivo - 24 de setembro de 2020
Foto:

Em 7 meses, governo e prefeitura já publicaram 90 decretos referentes à pandemia do novo coronavírus

Os dados foram adquiridos por meio de balanço encaminhado pelo Governo do Amazonas e pelo site da Prefeitura de Manaus

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

De março deste ano – quando foi decretada a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – até o mês de setembro, Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus já publicaram cerca de 90 decretos referentes ao assunto. O dado leva em consideração o balanço encaminhado pelo Estado ao site O PODER e conta com pesquisa feita pela equipe de reportagem no portal da prefeitura, em seção destinada ao novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (24), durante coletiva de imprensa, o governador do Estado, Wilson Lima, anunciou o Decreto n. 42.794 que trata da suspensão, por 30 dias, do funcionamento de bares, casas de shows, praias, balneários e flutuantes e determina que restaurantes e lojas de conveniência só podem funcionar até às 22h. A iniciativa tem por objetivo reduzir a proliferação do novo coronavírus no Estado.

Conforme balanço encaminhado pelo Estado, o primeiro decreto publicado relacionado à Covid-19 é datado de 16 março, e dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado do Amazonas, em razão da disseminação do novo coronavírus, além de instituição do Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate ao Covid-19.

Ainda ao longo dos últimos sete meses, houve a publicação por parte do Estado de 23 leis – dentre elas a n. 5.215 que obriga edificações residenciais e empresariais disponibilizarem álcool em gel 70% dentro dos elevadores, e n. 5.143, que proíbe que as concessionárias de serviços públicos de água e energia elétrica realizem o corte do fornecimento residencial de seus serviços por falta de pagamento –, além de 22 portarias.

Município

Já a Prefeitura de Manaus, durante os sete meses de pandemia, publicou, conforme o hotsite Transparência Covid-19, 25 decretos. Apesar de publicado no Diário Oficial do Município (DOM), do último dia 18, o Decreto n. 4.906, que trata da interdição da praia do Complexo Turístico Ponta Negra, por 60 dias, ainda não consta na página virtual.

O primeiro decreto publicado pela prefeitura sobre o assunto, é datado de 13 de março e dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) no âmbito da Administração Pública Municipal, e dá outras providências. Ainda segundo o site, o último decreto publicado é datado de 11 de maio e trata da suspensão temporária do desconto das parcelas de empréstimos consignados em folha de pagamento dos servidores públicos municipais, por 90 dias.

Publicação do novo decreto que trata da interdição da praia do Complexo Turístico da Ponta Negra

Entre as cinco leis publicadas, conforme o hotsite, está a de n. 2.607, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção pelos funcionários de drogarias, supermercados, hipermercados e similares e dá outras providências, e a n. 2.596, que trata da concessão de bolsa-auxílio emergencial, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Já entre as 61 portarias, a de n. 193/2020-NTRAB/Semsa fala sobre a contratação pelo período de seis meses, enfermeiros e técnicos em enfermagem para atuarem nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) no Combate ao Coronavírus, e a n. 202/2020-NTRAB/Semsa que concede aos servidores listados nos anexos I e II a indenização pelo exercício de cargo em atividades insalubres.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

Ver mais >>

Programas