Eleições serão realizadas nos dias 14 e 15 de agosto, das 8h às 20h. No Amazonas duas chapas concorrem ao pleito
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Em agosto, os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) realizarão eleições para escolha de seus conselheiros titulares e suplentes, pela primeira vez usando a internet como plataforma de votação. As eleições para o quinquênio 2023-2028 serão realizadas nos dias 14 e 15 de agosto, das 8h às 20h.
Regulamentada pela Resolução CFM nº 2.315/2022, a votação será feita por uma plataforma web, disponibilizada no endereço www.eleicoescrms.org.br. O voto é obrigatório para todos, sendo facultativo para os maiores de 70 anos.
No Amazonas, duas Chapas estão concorrendo ao pleito, sendo uma formada por candidatos já conhecidos pela comunidade médica, há aproximadamente 20 anos a frente do Conselho, e outra formada por candidatos que contam com o respeito da classe e apoio do sindicato médico.
A Chapa 1, aposta em sua tradição e experiência administrativa. Com seus 20 anos administrando o Conselho Regional de Medicina e uma arrecadação anual aproximada de 7 milhões, o grupo já administrou aproximadamente 140 milhões de reais. Dinheiro que tem sua destinação questionada por alguns profissionais que não percebem atuação compatível com a verba arrecadada.
Apostando na Transparência e Renovação, a Chapa 2 apresenta um grupo mais misto de profissionais que tenta quebrar o ciclo de alternância de poder da Chapa rival a frente do órgão.
O Conselho Federal de Medicina informou que uma vez que toda a votação será feita pela internet, o resultado será proclamado logo após o fechamento das urnas, no dia 15 de agosto. Para garantir a lisura do processo, o CFM contratou uma empresa de auditoria, que tem fiscalizado todo o processo eleitoral nos 27 CRMs.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário