As três pesquisas mais recentes apontam um cenário competitivo na disputa pela Prefeitura de Manaus
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
As três pesquisas mais recentes apontam um cenário competitivo na disputa pela Prefeitura de Manaus. Roberto Cidade (União) se aproxima de Amom Mandel (Cidadania), enquanto Alberto Neto (PL) mostra potencial de crescimento, especialmente com votos de direita ainda não declarados. Com 40% dos eleitores ainda indecisos, Amom e David Almeida apresentam leve crescimento, mas a tendência é de que Cidade e Neto possam surpreender na reta final da campanha.
Cidade em alta
Roberto Cidade se consolida como o que mais cresceu nas três últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas na capital do Amazonas.
Levantamento do Instituto Pontual Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (02/08), mostra que Cidade passou de 9% em abril para 15,6% no cenário estimulado, quando o pesquisador apresenta foto e nome do pré-candidato para o eleitor. Considerando a margem de erro, Cidade alcança 18,6%.
Na pesquisa RealTime Big Data, divulgada na noite do dia 01/08, Cidade marcou 17%, cinco pontos a mais que na última sondagem, feita em maio. Ele está tecnicamente empatado com o segundo colocado Amom Mandel, que caiu dois pontos no período, atingindo 23%. O atual prefeito David Almeida estagnou em 26%.
O bom desempenho também foi confirmado pelo Instituto Direto ao Ponto, que no último dia 31/07 divulgou sua quarta pesquisa sobre a corrida eleitoral em Manaus. Cidade atingiu 15,9% das intenções de votos, também empatado em segundo lugar com Amom. Em novembro do ano passado, Cidade tinha 10,4%.
Pesquisa RealTime Big Data
O levantamento segue a tendência da mudança de configuração do cenário eleitoral, como mostraram as últimas pesquisas dos institutos Pontual e Direto ao Ponto. Os levantamentos apontaram uma queda contínua de Amom na corrida pelo segundo lugar, enquanto Roberto Cidade se aproxima cada vez mais da posição que pode levar o candidato a disputar o segundo turno contra o atual prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida.
Outros candidatos na disputa são Capitão Alberto Neto, com 13%, e Marcelo Ramos (PT), que possui 9% das intenções de voto. Wilker Barreto (Mobiliza) não pontuou na pesquisa.
A pesquisa Real Time Big Data/Três Poderes foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-04242/2024. O levantamento entrevistou presencialmente 1.000 eleitores manauaras entre os dias 29 e 30 de julho. Com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa apresenta um nível de confiança de 95%.
Uma pesquisa anterior, realizada pelo mesmo instituto e divulgado no dia 27 de maio, Cidade teve um aumento de cinco pontos em relação à pesquisa anterior, enquanto Amom perdeu a liderança, trocando de posição com David Almeida. Na época, a pesquisa apontou o deputado federal Amom Mandel na liderança do ranking, com 25%. David Almeida apareceu com 24% e Roberto Cidade com 12%. Ou seja, o líder na época caiu dois pontos percentuais, enquanto o atual prefeito oscilou um ponto percentual.
Veja a pesquisa:
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovaram as contas de 2021 da Câmara Municipal de Jutaí, exigindo que o ex-gestor Everaldo Jaques Costa devolva R$ 20 mil em multas. O relator Mario de Mello apontou várias infrações graves, incluindo déficits não justificados, inadimplências, falta de transparência e irregularidades em licitações. A atual gestão deve corrigir as falhas apontadas e regularizar o portal da transparência.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará cumprindo agenda em Manaus nesta quarta-feira (4). Para este dia, estavam previstos dois eventos: uma caminhada no Centro de Manaus e um encontro com mulheres no Teatro Manauara. No entanto, a caminhada foi cancelada por motivos de força maior, conforme informado pela assessoria da Coligação Ordem e Progresso. O encontro no Teatro Manauara, às 18h30, permanece confirmado. O ex-presidente Jair Bolsonaro apoia a chapa de Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair à Prefeitura de Manaus.
O procurador de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ademir Carvalho Pinheiro, faleceu neste domingo (1) aos 56 anos em São Paulo, onde estava internado em um hospital. Ademir ocupava o cargo desde 17 de setembro de 1999. A presidente do TCE-AM, Yara Lins, lamentou o ocorrido em nota. As causas da morte não foram divulgadas.
O deputado Rozenha alertou para um iminente colapso social e econômico no Amazonas devido à seca severa que afeta a região. Rozenha criticou a falta de resposta do governo federal, que, segundo ele, não reconheceu a gravidade da crise. Atualmente, todos os 62 municípios amazonenses estão em estado de emergência, e o apoio federal tem sido insuficiente para enfrentar a situação.
O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.
Deixe um comentário