Banco Central também teve queda de 2% do PIB em maio, a pior dos últimos 5 anos
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS|
Nesta quarta-feira (19), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Monitor Produto Interno Bruto (PIB) apontando a retração de 3% na economia brasileira em maio, comparada a abril.
Também foi divulgado, na segunda-feira (17), o índice de atividade econômica do Banco Central que mostrou queda de 2% do PIB em maio. Este foi o pior registro para o mês, em 5 anos, só atrás de 2018, quando caiu 3,08%.
De acordo com Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB da FGV, o forte recuo da atividade econômica em maio reflete o fim dos principais meses de colheita da safra de soja.
“O expressivo crescimento do PIB no 1º trimestre, sendo influenciado pelo desempenho da colheita de soja, elevou a base de comparação nos primeiros meses do ano e, em maio, com a redução da colheita deste produto, a atividade econômica retraiu”, explicou.
consumo das famílias: cresceu 2,9%. A taxa é o principal componente para explicar essa tendência de queda; enquanto em 2022 teve crescimento médio trimestral em torno de 7,0%, no trimestre encerrado em maio de 2023 cresceu 3,2%;
exportação: cresceu 17,2% no trimestre encerrado em maio. Destacam-se as contribuições da exportação de produtos da extrativa mineral e da agropecuária;
importações: cresceu 7,3% no trimestre encerrado em maio. A maioria dos componentes da importação contribuiu positivamente para este resultado, com destaque para a importação de bens de consumo que cresceram 28,0% no período.
Foto divulgação
Com informações Poder 360
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário