Senador Omar Aziz recebeu o prefeito eleito e se comprometeu em chamar a bancada para envidar esforços pela cidade
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Um dia depois da maratona de visitas à Câmara Municipal de Manaus (CMM), ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e ao governo do Estado, o prefeito eleito David Almeida, iniciou, nesta quinta-feira (10), o estreitamento de laços com a bancada amazonense, em Brasília, em busca de recursos para habitação e infraestrutura. David se reuniu em Manaus com o coordenador, senador Omar Aziz (PSD).
“O prefeito, como representante da população de Manaus, deve procurar por todas as autoridades, a nível estadual e federal, a fim de poder envidar esforços na busca de recursos para melhorar a qualidade de vida da população da nossa cidade”, disse David Almeida. Ele informou que, na próxima semana, irá a Brasília para visitar, individualmente, cada deputado federal e senador, no intuito de convidá-los a se unirem por Manaus.
Durante a reunião, o senador Omar Aziz, que é presidente da comissão de assuntos econômicos do Senado, afirmou que, a partir da próxima segunda-feira (14), vai buscar junto aos ministérios estratégicos do governo federal os caminhos para a prefeitura acessar os recursos específicos destinados às áreas de habitação e infraestrutura. Omar se propôs, ainda, como coordenador da bancada federal, a convidar os parlamentares amazonenses a apresentarem emendas individuais e coletivas voltadas para esses objetivos.
“Essa foi apenas a primeira conversa com o coordenador da bancada do Amazonas em Brasília. Eu vou procurar todos os parlamentares, todos os senadores e todos os deputados federais, e vou, ainda como prefeito eleito, percorrer os ministérios, em Brasília, para buscar recursos em programas federais que possam contemplar a cidade de Manaus dentro daquilo que nós propusemos na eleição”, afirmou.
Eleito no segundo turno das eleições deste ano, David, que visitou os vereadores de Manaus, os conselheiros do TCE-AM e o governador Wilson Lima, em busca de parcerias para realizar os projetos para a cidade a partir de 2021, afirmou que tudo que está fazendo é independente das questões políticas e partidárias. “O que me move a procurar por essa ajuda é o amor que eu tenho por Manaus, sabendo que todas essas pessoas também respeitam a população e que por isso vão ajudar a nossa cidade”, avaliou David.
Articulações
Na reunião com o governador, o prefeito eleito selou parceria para as áreas de Saúde, Segurança, transporte e Infraestrutura, cujas ações serão articuladas a partir de projetos já desenvolvidos pelo Estado e Município. Para o transporte público, David iniciou o diálogo com o governo pela redução de ICMS sobre o diesel, em busca da redução da tarifa do ônibus.
O prefeito eleito pediu, na quarta, ao TCE-AM uma atenção às licitações, pregões e leilões não essenciais que estão sendo abertos pela atual gestão, nas proximidades do fim do mandato. Ele encaminhará a representação à Corte, que observa ainda a prorrogação de contratos que extrapolam o tempo do atual mandato e que podem impactar financeiramente a próxima administração da Prefeitura de Manaus.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário