AO VIVO
Executivo - 14 de fevereiro de 2022
Foto:

David Almeida abre ano letivo e afirma que quer a melhor Educação Básica do Brasil

O prefeito de Manaus, David Almeida, fez a abertura do ano letivo municipal e desafiou gestores, professores e demais servidores a conseguirem a melhor Educação Básica do Brasil

Por: Brendo
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Na abertura do ano letivo de 2022 da rede municipal para mais de 220 mil alunos, nesta segunda-feira (14), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lançou um desafio para a área da Educação: alcançar a melhor Educação Fundamental Básica do Brasil. O chefe do Executivo Municipal lançou o desafio convocando o empenho de gestores das escolas, professores e demais servidores.

“Quero a melhor Educação do Brasil para os alunos da rede municipal aqui de Manaus. É esse o desafio que quero com vocês. Quero também, que aqui, nós tenhamos os melhores gestores e professores do Brasil. Fizemos as progressões, pagamos os abonos, pagamos o aumento, pagamos os atrasados, pagamos o retroativo, e vocês tiveram o melhor ano (de 2021). Enquanto o piso salarial nacional foi aumentado em 33%, nós já pagamos bem acima desse piso. E nós temos um dos melhores pisos salarias do Brasil. E nós vamos aumentar ainda mais, vamos trabalhar para aumentar, para melhorar, para pagar carga dobrada para os professores e assim nós vamos ter a melhoria na Educação”, disse o prefeito.

Ele reforçou, ainda, que quer dar “o melhor salário, dar as melhores condições”, mas afirmou que não aceita menos do que o melhor para Manaus. “Manaus já está conhecida como a melhor Saúde Básica do País. Manaus é reconhecida com o Sine mais eficiente do Brasil”, declarou o prefeito.

Vacinação

Na retomada das aulas 100% presenciais, Almeida prometeu levar a vacinação infantil para dentro das escolas. “Nós vamos fazer, dar um jeito de fazer com que as crianças da rede municipal sejam todas vacinadas. Vamos, sim, cumprir as obrigações e determinações, exigências e cobranças dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, do Estatuto da Criança e do Adolescente, porque se nós não cobrarmos é o nosso CPF que está em jogo e nós seremos responsabilizados, enquanto a responsabilização das vacinações são dos próprios pais, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente”, comentou.

De acordo com Almeida, neste final de semana, mais de 15 mil crianças foram vacinadas contra a Covid-19 em uma campanha de intensificação da imunização voltada para crianças de 5 a 11 anos, na qual a aplicação da vacina foi realizada em escolas das redes municipal e estadual. “Manaus está dando a volta por cima, uma das cidades mais imunizadas até a idade de 12 anos. Agora nós temos o desafio (de imunizar crianças) de 5 a 11 anos, que agora nós estamos aqui tendo o retorno das aulas presenciais com um avanço significativo na vacinação. Os professores todos estão vacinados”, afirmou ele.

Acesso

O prefeito foi questionado sobre o passaporte vacinal nas escolas. Ele havia feito um anúncio, no dia 31 de janeiro deste ano, onde disse que as escolas de Manaus poderiam exigir o cartão de vacina para o acesso das crianças. Almeida não descartou a possibilidade da exigência, “sem medo de críticas e ataques”.

“Tinha só um por cento naquele dia (de crianças vacinadas). Após a minha fala, 15, 18 dias depois, nós temos 30% das crianças vacinadas. Se necessário for, nós vamos fazer as exigências necessárias. Nós não colocamos, não teve nenhum decreto, não tinha nenhuma portaria, foi uma declaração minha que acabaram deturpando, mas vou fazer todo o possível para proteger e resguardar a vida das nossas crianças”, falou.

Ele lembrou que Manaus foi uma das cidades mais atingidas do mundo pela pandemia e caso seja preciso, vai tomar as medidas mais duras necessárias, mais duras possíveis. “Farei, sem medo de críticas, sem medo de ataques, mas farei tudo que estiver ao meu alcance para salvaguardar a vida das crianças da minha cidade”.

Almeida ressaltou, também, que “politizaram a pandemia”. “Tem um ditado popular que diz: cada um no seu quadrado. Se a criança infelizmente contrair a doença, ela vai procurar a medicina, ela vai procurar os médicos. E os médicos recomendam a vacinação. Os números foram muito claros: em 2021, 2.672 foram sepultadas, em Manaus, sem vacina. Em 2022, 111 pessoas. É óbvio que é vacina é o nosso escudo, a nossa proteção”, encerrando o assunto.

Na manhã desta segunda-feira (14), David Almeida ainda reinaugurou a Escola Municipal Nestor José Soeiro do Nascimento, localizada na Comunidade Parque São Pedro, bairro Tarumã, na Zona Oeste da capital. A unidade foi reinaugurada com um Centro de Tecnologia da Educação (CTE). Das 510 escolas municipais, 480 iniciaram as atividades presenciais nesta segunda-feira, com 220.404 alunos.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

24/04
12:42

FÓRUM IAMAZONIA

O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.

24/04
12:41

PROJETO DE LEI

O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.

24/04
12:40

LULA QUEDA

Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.

24/04
12:40

PL AMAZONAS

Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.

21/04
18:26

MÓVEIS NOVO ARIPUANÃ

A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.

Ver mais >>

Programas