AO VIVO

CPI das ONGs recebe jornalista que conhece o trabalho de organizações em países do exterior

O presidente da comissão, Plínio Valério, também ouvirá a deputada Silvia Waiãpi que denunciou a exploração dos indígenas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS|

Na próxima terça-feira (1º), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura as ações das Organizações Não Governamentais (ONG) na Amazônia ouvirá primeira sessão do colegiado, o jornalista Lorenzo Carrasco, autor do livro Máfia Verde: o Ambientalismo a Serviço do Governo Mundial.

Segundo o senador e relator da CPI, Marcio Bittar (União-AC), autor do requerimento, a obra de Carrasco explica como as organizações “atuam internamente nos países para promover uma agenda de atores externos que são contrárias ao interesse nacional”.

Atendendo ao pedido do presidente da comissão, Plínio Valério (PSDB-AM), a CPI também ouvirá a deputada Silvia Waiãpi (PL-AP). Para o parlamentar, o “conturbado processo de demarcação” do território do povo Waiãpi, no estado do Amapá, ocorreria devido ao fato de a região ser “alvo constante de conflitos motivados por interesses externos”.

No dia 27 de junho, Silvia Waiãpi foi ouvida pela comissão e denunciou a influência de governos europeus e organismos multilaterais na exploração dos indígenas.

A CPI das ONGs já realizou quatro reuniões e três delas foram dedicadas a oitivas, com a última antes do recesso parlamentar tendo sido a do ex-deputado Aldo Rebelo, que criticou a atuação das ONGs na Amazônia.

Com 96 requerimentos já aprovado, dentre eles as convocações da presidente do Conselho Diretor da ONG Instituto Socioambiental, Déborah de Magalhães Lins, e do presidente da Natura, João Paulo Brotto Gonçalves Pereira.

 

Foto Divulgação

Com informações Correio Braziliense

#plínio Valério cpi das ongs lorenzo carrasco marcio bittar silvia waiapi

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/07
18:15

REJEIÇÃO LULA

Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

08/07
18:00

NEPOTISMO DAVID REIS

O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.

08/07
17:59

CMM RECESSO

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.

08/07
17:56

GASTO LULA

O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.

27/06
20:37

MAIS DEPUTADOS

O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.

Ver mais >>

Programas