AO VIVO
Executivo - 26 de novembro de 2021
Foto:

Com relevantes discussões, Ouvidoria do TCE-AM encerra 5º Simpósio Nacional de Ouvidorias

O evento, promovido pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), foi marcado por grande audiência nas redes sociais e participantes convidados, de forma, limitada, no auditório da Corte de Contas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

Os dois dias do 5º Simpósio Nacional de Ouvidorias, promovido pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), chegaram ao fim com assinatura de termo de acordo com a Presidência da República, troca de experiências e resultados alcançados. O evento foi marcado por grande audiência nas redes sociais e participantes convidados, de forma, limitada, no auditório da Corte de Contas.

“Sabemos que nossa ouvidoria tem trabalhado, incansavelmente, em evoluir o trabalho no Amazonas, sendo inclusive exemplo para o país. Nesta edição do Simpósio, conseguimos reunir experientes atores do controle externo nacional e estudiosos do Direito para discutir o atual cenário das Ouvidorias e a evolução tecnológica trazida, sobretudo, a partir do distanciamento social”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.

Ao encerrar o simpósio, o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, ressaltou a importância das discussões para engradecer o trabalho das Ouvidorias. “Tivemos a oportunidade de falar de coisas interessantes, coisas novas, como a inclusão do cidadão no controle social através das novas tecnologias, governança pública. Temos aprimorado nossas técnicas, vamos avançar cada vez mais”, frisou o conselheiro-ouvidor.

Discussões

O simpósio foi dividido em três painéis, cada um deles mediados por ouvidores relevantes no cenário nacional. A primeira mesa, mediada pelo presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Gilberto Jales, trouxe discussões do cenário, avanço, e desafios da ouvidoria brasileira. Além do mediador, participaram como debatedores o secretário de Controle Interno da Presidência da República, Edson Sá Teles; a presidente do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários, Luciana Bertachini; e a ouvidora do Sistema Único de Saúde, Danielle Ventura.

Já a segunda mesa, mediada pelo ouvidor-geral da Câmara Municipal de Manaus, vereador Amom Mandel, tratou sobre a ‘Cidadania Digital, Governo Digital e Eficiência Pública’. O painel contou com palestra do juiz de direito do TJ-DFT, Samer Agi, e debate com o pesquisador nas áreas de Governo Aberto e Transformação Digital, Thiago Ávila; e o doutor em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Jeibson dos Santos Justiniano.

A terceira e última mesa contou com mediação do Ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, e debates da mestra Christianne Stroppa, da doutora, Ana Maria Pedreira, e da doutora Vivian Gregori. Ao fim, o conselheiro do TCE-CE, Edilberto Carlos Lima realizou a palestra de encerramento.

Acordo de cooperação

Também durante o simpósio, o TCE-AM celebrou um acordo de cooperação com a Presidência da República com o objetivo de promover atividades conjuntas e troca de experiências como forma de potencializar as gestões na área do Controle Interno, auditorias, corregedoria e ouvidoria. O acordo foi assinado pelo conselheiro Érico Desterro e o secretário de Controle Interno da Presidência da República, Edson Teles.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

05/09
10:27

CONTAS REPROVADAS

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovaram as contas de 2021 da Câmara Municipal de Jutaí, exigindo que o ex-gestor Everaldo Jaques Costa devolva R$ 20 mil em multas. O relator Mario de Mello apontou várias infrações graves, incluindo déficits não justificados, inadimplências, falta de transparência e irregularidades em licitações. A atual gestão deve corrigir as falhas apontadas e regularizar o portal da transparência.

03/09
23:01

ATO CANCELADO

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará cumprindo agenda em Manaus nesta quarta-feira (4). Para este dia, estavam previstos dois eventos: uma caminhada no Centro de Manaus e um encontro com mulheres no Teatro Manauara. No entanto, a caminhada foi cancelada por motivos de força maior, conforme informado pela assessoria da Coligação Ordem e Progresso. O encontro no Teatro Manauara, às 18h30, permanece confirmado. O ex-presidente Jair Bolsonaro apoia a chapa de Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair à Prefeitura de Manaus.

02/09
14:39

MORRE PROCURADOR

O procurador de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ademir Carvalho Pinheiro, faleceu neste domingo (1) aos 56 anos em São Paulo, onde estava internado em um hospital. Ademir ocupava o cargo desde 17 de setembro de 1999. A presidente do TCE-AM, Yara Lins, lamentou o ocorrido em nota. As causas da morte não foram divulgadas.

02/09
14:34

ALERTA

O deputado Rozenha alertou para um iminente colapso social e econômico no Amazonas devido à seca severa que afeta a região. Rozenha criticou a falta de resposta do governo federal, que, segundo ele, não reconheceu a gravidade da crise. Atualmente, todos os 62 municípios amazonenses estão em estado de emergência, e o apoio federal tem sido insuficiente para enfrentar a situação.

30/08
11:56

EMERGÊNCIA AMAZONAS

O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.

Ver mais >>

Programas