AO VIVO

Com onda de assinaturas, governo fica sem saída e é forçado a mudar posição sobre CPMI

Estratégia de Lula era tentar enterrar investigações, mas vídeo de ministro com invasores ocasionou reviravolta no Congresso

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS

A divulgação das imagens do então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, em meio aos invasores do Palácio do Planalto no 8 de janeiro causou reviravolta no Congresso Nacional e fez o número de assinaturas pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) aumentar consideravelmente. Desde que os vídeos vieram à tona, no último dia 19, mais de 20 deputados federais aderiram ao requerimento.

De acordo com o autor do pedido no parlamento federal, o deputado oposicionista André Fernandes (PL-CE), a CPMI já alcançou apoio de pelo menos 218 deputados e 37 senadores após a crise no GSI. Antes da divulgação das imagens, eram 194 deputados; o número de senadores não teve sofreu alteração.

https://twitter.com/andrefernm/status/1649044153077051393?t=ryonvJFmAqztBgm8px7t-w&s=19

Para que a CPMI seja instalada pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o mínimo de assinaturas necessário é de 171 deputados e 27 senadores. A sessão de leitura do pedido de abertura da comissão está prevista para acontecer nesta quarta-feira (26), depois de ser adiada por duas vezes.

Mudança de rota

A divulgação das imagens pela CNN Brasil, que mostram a ação do GSI naquele 8 de janeiro, fizeram o governo Lula mudar o curso da rota em relação ao tema. Antes, a base governista articulava a retirada de assinaturas do papel, a fim de evitar a instalação das investigações no Congresso.

Diante da onda de assinaturas, o governo mudou a posição e vai apoiar a CPMI. O anúncio foi feito, no último dia 20, pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos líderes do presidente no parlamento.

Sendo inevitável frear a abertura das investigações, o governo Lula agora tenta ter o controle da comissão e emplacar um presidente e um relator da base aliada.

Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

#Lula CPMI mudança assinaturas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas