A Prefeitura de Manaus tem desenvolvido cada vez mais esforços para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, principalmente por meio da coleta seletiva e de grandes objetos
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Você sabia que diariamente a cidade de Manaus tem retiradas de seus igarapés mais de 27 toneladas de lixo? Sim! Esta é uma dura realidade que vem exigindo esforços redobrados da administração municipal. É que além da poluição das águas, mais da metade desses resíduos são materiais que poderiam ser reciclados e virar fonte de renda para os catadores das cooperativas de resíduos da cidade.
Para mudar este cenário, a Prefeitura de Manaus tem desenvolvido cada vez mais esforços para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, principalmente por meio da coleta seletiva e de grandes objetos.
A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta. Em Manaus, além das ações de educação ambiental, que informam sobre a relação do lixo com os prejuízos gerados ao meio ambiente, há 25 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para materiais reciclados.
Eles estão localizados dentro dos principais supermercados: grupo Nova Era, DB, Atacadão, Carrefour, Veneza, Yroyak, Assaí, Pátio Gourmet, Vitória, César, Tribom e Atack formam a cadeia produtiva da coleta seletiva.
Para saber a relação de todos os locais, basta acessar o perfil da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) nas principais redes sociais.
E agora?
Leu sobre a importância da coleta seletiva e quer fazer parte dessa mudança? Então, é importante ficar atento aos materiais que podem ser descartados: jornais e revistas, caixas de papelão, latas, arames, copos e frascos de vidros, tampas, potes de alimentos, sacos e garrafas plásticas são alguns dos exemplos de itens presentes em nosso dia a dia.
Dos PEVs, os materiais são encaminhados para as associações de catadores cadastradas na prefeitura, voltando posteriormente à cadeia de produção e uso sustentável.
Aproveite e anote também o contato do serviço da Coleta Agendada de Grandes Objetos. Sofás, fogões, armários, geladeiras e outros itens de grande volume podem ser descartados com a ajuda da prefeitura, por meio destes dois números de WhatsApp: (92) 98415-9563 e 98459-5618.
Lembre-se que nem todo lixo é lixo. Faça a sua parte por Manaus, pelo meio ambiente e pelo planeta.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário