A Prefeitura de Manaus tem desenvolvido cada vez mais esforços para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, principalmente por meio da coleta seletiva e de grandes objetos
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Você sabia que diariamente a cidade de Manaus tem retiradas de seus igarapés mais de 27 toneladas de lixo? Sim! Esta é uma dura realidade que vem exigindo esforços redobrados da administração municipal. É que além da poluição das águas, mais da metade desses resíduos são materiais que poderiam ser reciclados e virar fonte de renda para os catadores das cooperativas de resíduos da cidade.
Para mudar este cenário, a Prefeitura de Manaus tem desenvolvido cada vez mais esforços para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, principalmente por meio da coleta seletiva e de grandes objetos.
A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta. Em Manaus, além das ações de educação ambiental, que informam sobre a relação do lixo com os prejuízos gerados ao meio ambiente, há 25 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para materiais reciclados.
Eles estão localizados dentro dos principais supermercados: grupo Nova Era, DB, Atacadão, Carrefour, Veneza, Yroyak, Assaí, Pátio Gourmet, Vitória, César, Tribom e Atack formam a cadeia produtiva da coleta seletiva.
Para saber a relação de todos os locais, basta acessar o perfil da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) nas principais redes sociais.
E agora?
Leu sobre a importância da coleta seletiva e quer fazer parte dessa mudança? Então, é importante ficar atento aos materiais que podem ser descartados: jornais e revistas, caixas de papelão, latas, arames, copos e frascos de vidros, tampas, potes de alimentos, sacos e garrafas plásticas são alguns dos exemplos de itens presentes em nosso dia a dia.
Dos PEVs, os materiais são encaminhados para as associações de catadores cadastradas na prefeitura, voltando posteriormente à cadeia de produção e uso sustentável.
Aproveite e anote também o contato do serviço da Coleta Agendada de Grandes Objetos. Sofás, fogões, armários, geladeiras e outros itens de grande volume podem ser descartados com a ajuda da prefeitura, por meio destes dois números de WhatsApp: (92) 98415-9563 e 98459-5618.
Lembre-se que nem todo lixo é lixo. Faça a sua parte por Manaus, pelo meio ambiente e pelo planeta.
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário