Com a reinauguração e investimentos em novas programações, a CMM espera chamar atenção da população para acompanhamento das atividades parlamentares
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
AMAZONAS|
Foi reinaugurado na manhã desta terça-feira (1º), na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o novo ambiente da diretoria de comunicação que faz homenagem ao antigo servidor da Casa, jornalista Haroldo Furtado.
A estrutura da comunicação agora possui layout da redação, instalação de painéis de parede, que abrigam mais cinco cenários móveis, que aumentam a grade de programação com 23 programas de produção local, na TV e 12 na rádio.
A família do jornalista, que esteve presente no evento se mostrou emocionada com a homenagem pelo conhecimento, experiência e dedicação de Furtado.
“Com certeza tiveram outras pessoas, outros diretores muito bons, mas saber que ele foi o escolhido quer dizer que o que ele fez de bom, deixou aqui na Casa. Aqui as pessoas falam muito bem dele”, comentou o Haroldo Furtado de Paiva Filho.
O presidente da CMM, Caio André (PSC), anunciou que a reformulação com as novas projeções de cenário, programação, incluindo dois jornais da casa, o Bom dia Câmara e CMM Notícias, que serão pioneiros com a linguagem de sinais, os investimentos tecnológicos nas sessões plenárias como identificação facial para vereadores, sendo um painel mais transparente para o acompanhamento no plenário, serão somente a primeira fase das melhorias implementadas.
“Na segunda fase, nós vamos ter todo o andamento processual dos projetos. Seja projeto de lei, seja projeto de requerimentos, as indicações e as moções. vamos ter acesso aos pareceres na íntegra. Isso vai facilitar muito o nosso trabalho e o acompanhamento por parte de vocês (mídia)”, explicou o vereador.
Também foi anunciado que, neste retorno das atividades da Câmara, dentre as pautas prioritárias estarão a reformulação do plano diretor e do regimento interno, além da continuação de projetos.
“Nós teremos a continuação da Câmara Cidadã, indo a pelo menos a mais duas comunidades. A intenção é ter uma atividade na zona rural, teremos a implementação do Parlamento Jovem, com a participação de partidos políticos, das universidades e das escolas. Nós queremos uma reaproximação com os nossos jovens através da visitação na Câmara Municipal”, relatou Caio.
A presidência da Casa também esclareceu que os custos das mudanças ocorridas na CMM não foram alterados, tendo em vista que já constava em contrato, as atualizações efetuadas.
“O que nós fizemos foi solicitar algumas mudanças no software, montar um novo sistema. E como isto está previsto no contrato, a empresa está efetivando sem nenhuma alteração”.
Com a reinauguração e investimentos em novas programações, a CMM espera chamar atenção da população para acompanhamento das atividades parlamentares.
“Nós esperamos que a s pessoas se interessem ainda mais pelo que está sendo discutido, aqui no poder legislativo municipal”, destacou Caio.
Foto CMM e Rodrigo
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação com pedido de medida cautelar contra a Prefeitura de Presidente Figueiredo por possíveis irregularidades no Edital de Credenciamento nº 007/2025. O documento foi protocolado por Kesia Silva dos Santos e tem como alvo a contratação de serviços médicos especializados no município.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão por coordenar a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. O julgamento, concluído nesta quarta-feira (14), teve o voto decisivo do ministro Luiz Fux, que acompanhou o relator, Alexandre de Moraes. Além da pena de prisão, Zambelli teve a perda do mandato determinada, decisão que ainda depende de aval da Câmara dos Deputados.
No Amazonas, o Maio Laranja, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05), ganha força com uma série de iniciativas lideradas por parlamentares do União Brasil e pelo governador Wilson Lima, presidente estadual da sigla. As medidas reforçam o compromisso com o combate ao abuso e à exploração sexual de menores e consolidam o partido como protagonista na luta pelos direitos da infância no estado.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação contra o prefeito de Apuí, Antônio Marcos Maciel Fernandes, por possíveis irregularidades na gestão de recursos públicos. A ação foi instaurada com base na manifestação nº 158/2025, da Ouvidoria do TCE, e encaminhada pela Secretaria de Controle Externo (Secex).
O TCE-AM determinou auditoria nos recursos do Fundeb usados pela Semed em 2023, sob gestão de Dulce Almeida, irmã do prefeito David Almeida. A decisão, com base em denúncia do MPC, aponta falta de transparência e má gestão. O Tribunal identificou irregularidades em pagamentos e falta de adequação nas despesas. A auditoria será feita pelo DEAE, e o CACS-Fundeb deverá reforçar a fiscalização. A Semed foi notificada e pode sofrer sanções se descumprir as medidas.
Deixe um comentário