Iniciativa visa fortalecer o turismo e o comércio na região; Guarda Municipal armada vai reforçar a segurança
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O Centro Histórico de Manaus será revitalizado na futura gestão de Roberto Cidade (União Brasil) à frente do Executivo municipal,com o objetivo de fortalecer o turismo e o comércio da capital amazonense. O assunto foi discutido na noite desta quarta-feira (11/9), durante encontro com empresários de alguns segmentos do turismo, como hotelaria e agências de viagens.
“O sentimento da cidade de Manaus é de mudança, pois vários setores foram esquecidos, assim como o do turismo. O primeiro desafio é resolver o problema do Centro. O Centro de Manaus hoje vive o seu pior momento da história. Quem anda pelo loca vê o abandono e a falta de segurança. Nós vamos trabalhar junto com a Amazonastur e criar projetos para melhorar o turismo na nossa cidade”.
A requalificação do Centro contemplará o reordenamento das atividades comerciais e turísticas que movimentam a área diariamente, além de melhorias na iluminação e na limpeza. A segurança também será reforçada, com a ampliação do número de guardas municipais armados na região. Cidade vai aumentar o efetivo dos atuais 384 para 3 mil agentes ao longo dos próximos quatro anos.
O Plano de Governo contempla, ainda, a criação, efetivação e execução do Plano Municipal de Turismo, o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo e do turismo sustentável e de base comunitária, a oferta de cursos de qualificação para trabalhadores do setor, e a reforma da Marina do Davi, entre outras iniciativas.
A reunião contou com representantes de diversos segmentos do setor, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens, seccional Amazonas (ABAV-AM), e o Amazonas Cluster de Turismo, do segmento hoteleiro. “Esse diálogo é muito frutificante para um setor que sempre é esquecido pelo poder público e que agora está chamando a atenção, as pautas e as demandas sendo postas na mesa. O diálogo é fundamental, e o candidato está de parabéns”, afirmou Kleber Bechara, presidente do Amazonas Cluster de Turismo.
Marina do Davi
Outro ponto destacado por Roberto Cidade é o abandono atual da Marina do Davi. “Nós vamos investir em infraestrutura, vamos resolver o problema da Marina David e organizar o local”, completou o candidato. Cerca de 2 mil pessoas passam pelo local diariamente.
Em junho, Roberto Cidade se reuniu com o trade turístico e recebeu demandas do setor. Algumas das sugestões foram incorporadas ao Plano de Governo da coligação ‘Manaus Merece Mais’. Na última segunda-feira (9/9), o candidato conversou com representantes da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) e se comprometeu a reduzir a burocracia para o setor de bares e restaurantes, que gera cerca de 70 mil empregos na capital.
Na noite de quarta, Roberto Cidade também se reuniu com moradores do bairro Parque das Laranjeiras. Cerca de 3 mil pessoas lotaram o auditório da Universidade Nilton Lins e demonstraram apoio à coligação de Cidade. O candidato vice, Coronel Menezes (PP), a deputada Alessandra Campêlo e o candidato a vereador Allan Campêlo também participaram. Na oportunidade, Roberto detalhou outras propostas, como a criação do Auxílio Municipal Permanente e a implantação de 12 UBS em todas as zonas de Manaus.
Coligação “Manaus Merece Mais
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil, fazem parte da coligação “Manaus Merece Mais” o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário