No encontro o gestor do CBA falou sobre a relevância de realizar iniciativas conjuntas voltadas ao segmento bioeconômico
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
AMAZONAS
O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), na tarde desta terça-feira (4), recebeu o embaixador do Peru no Brasil, Rômulo Acurio, juntamente com o cônsul-geral do Peru, Pedro Vargas que, recebidos pelo gestor da instituição, Fábio Calderaro, dialogaram sobre o atual momento do CBA e sobre a relevância de realizar iniciativas conjuntas voltadas ao segmento bioeconômico.
“Fala-se muito da bioeconomia, mas vê-la na prática é algo que impressiona”, declarou o diplomata.
O embaixador tem acompanhado as recentes mudanças pelas quais passa o CBA, inclusive tendo presenciado, em Brasília, a assinatura do Decreto nº 11.516/2023, que qualificou como Organização Social a nova entidade gestora do Centro.
“Este é o momento de estreitarmos relacionamento e trabalharmos mais próximos para avançar nesta pauta tão importante”, disse Acurio.
O gestor do CBA falou sobre o trabalho da instituição e o que se pretende a partir da mudança de gestão e da situação jurídica do Centro, que vai permitir que as iniciativas desenvolvidas pelo corpo científico do CBA possam efetivamente gerar resultados práticos para a sociedade.
“Poderemos atuar com mais agilidade para contribuir com o adensamento das cadeias produtivas da Amazônia, gerando benefícios às comunidades tradicionais e aos produtores regionais”, comentou.
Calderaro ainda reforçou ao diplomata que é preciso atrair bioindústrias para a região, o que permitirá a transferência de tecnologias e o avanço da bioeconomia local.
“Temos a missão de apoiar o empreendedorismo biotecnológico, em parceria com a indústria, empresas de base tecnológica, ICT’s, agroindústrias, empreendedores de sistemas agroflorestais e populações tradicionais”, destacou.
A visita ao CBA possibilitou ao embaixador ter a percepção da necessidade de instituições peruanas, inclusive as acadêmicas, terem maior proximidade com quem desenvolve com propriedade atividades relacionadas à bioeconomia e à biotecnologia na região.
“Buscarei verificar quais instituições do Peru podem ter um contato mais próximo com o CBA para trabalharmos juntos”, concluiu o embaixador Acurio.
Foto e informações Assessoria de Comunicação CBA
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário