AO VIVO
Executivo - 22 de julho de 2021
Foto:

Carlos Almeida tenta exonerar Louismar Bonates e nomear o comissário Mário Aufiero para comando da SSP

O vice-governador Carlos Almeida tentou exonerar o secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates, e nomear em seu lugar o comissário de polícia, Mário Aufiero

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Aproveitando a ausência do governador Wilson Lima (PSC), que está viajando, o vice-governador Carlos Almeida (PSDB) tentou, na ‘calada da noite’ desta quarta-feira (21), exonerar o atual secretário de Segurança Pública (SSP-AM), Louismar Bonates, e nomear em seu lugar o comissário de polícia, Mário Aufiero.

De acordo com informações preliminares, Almeida teria utilizado a senha de um servidor nomeado por ele para a Casa Civil, e tentado publicar o ato no Diário Oficial do Estado (DOE). Aufiero foi diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), pasta responsável pela publicação do DOE, e exonerado no início de 2021.

Em nota, o Governo do Amazonas esclareceu que Carlos Almeida e um funcionário comissionado da Casa Civil, de forma ilegal, “criaram um documento exonerando um secretário de Estado, sem conhecimento do chefe da Casa Civil e do governador”.

“O documento não chegou a ser publicado, por isso não tem validade e efeito. Mas o ato gravíssimo tem o objetivo de causar instabilidade e danos ao governo. Diante disso, o servidor será exonerado, teve as senhas de acesso a sistema de governo canceladas e foi proibido de entrar na Casa Civil. O caso foi encaminhado à policia, que tomará todas as providências para responsabilizar os envolvidos nesse ato criminoso”.

Nacional

O assunto, que já ganhou repercussão nacional, é destaque na coluna ‘Painel’, da ‘Folha de São Paulo’. De acordo com Camila Mattoso, responsável pelo espaço, o movimento de Carlos Almeida está alinhado com o do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), inimigo político de Wilson Lima.

Em maio deste ano, Almeida deixou o PTB e se filiou ao PSDB ‘de olho’ em uma possível aliança para as Eleições de 2022. Ainda na coluna da ‘Folha de S. Paulo’, a manobra do vice-governador é chamada de “armação”.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas