Portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (25)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
MANAUS | AM
Após 115 dias de Lula no comando do país, o governo federal nomeou um titular definitivo para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa): o ex-deputado federal do Amazonas Bosco Saraiva (Solidariedade). O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (25) e assinado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa dos Santos.
A nomeação de Bosco veio 19 dias depois dele anunciar publicamente que havia aceitado o convite do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), para assumir a autarquia
Principal instituição da União que comanda a economia na Amazônia, a Suframa estava sem representante máximo desde que o general Algasin Polsin, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deixou o cargo em 28 de dezembro do ano passado. A partir disso, houve uma série de impasses quanto à definição do novo superintendente, cargo que chegou a ser ocupado, por força de parecer da Advocacia-Geral da União, por Ana Maria Souza, e depois por Marcelo Pereira, nomeado interinamente pelo governo, ambos economistas e servidores de carreira da Casa.
Prioridades
Na manhã desta terça-feira, o novo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou ao site O PODER quais serão suas prioridades neste início de gestão no comando da autarquia:
1. Fortalecer a integração regional (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá);
2. Trabalhar a interiorização das ações da Suframa;
3. Modernizar a Suframa.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário