AO VIVO
Executivo - 08 de fevereiro de 2022
Foto:

Arthur Neto é alvo de investigação do MP-AM por supostas irregularidades com empresa de aluguel de carros

O ex-prefeito de Manaus e pré-candidato ao Senado, Arthur Neto, é mais uma vez alvo de investigação por parte do Ministério Público do Amazonas; desta vez ele será investigado por supostas irregularidades em um processo licitatório

Por: Brendo
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou, no último dia 27 de janeiro, um Procedimento Preparatório (PP) tendo como alvo o ex-prefeito de Manaus e pré-candidato ao Senado, Arthur Neto (PSDB). Ele será investigado por supostas irregularidades em um processo licitatório envolvendo a empresa de aluguel de veículos, Best Car.

De acordo com o Diário Oficial do MP-AM, publicado nesta segunda-feira (7), o PP foi instaurado pela promotora de Justiça, Sheyla Dantas Frota de Carvalho, que responde pela 46ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público (PRODEPPP). O documento foi encaminhado “a fim de oportunizar a devida análise a definir a linha de investigação para apuração da veracidade do fato trazido à baila”.

Ainda de acordo com a publicação, o servidor Antônio Carlos Barbosa Vieira dos Santos foi designado para “secretariar os trabalhos inerentes ao Procedimento Preparatório ora instalado”.

whatsapp image 2022 02 08 at 08.11.00

Nesta terça-feira (8), Arthur Neto se pronunciou, por meio de um artigo intitulado “É preciso o MPE-AM se preservar”, sobre o assunto. “Fiquei surpreso com o Ministério Público Estadual anunciar ‘investigação’ sobre supostas irregularidades na contratação da empresa Best Car, que mantém, isto sim, íntimas relações com o sr. Omar Aziz. O proprietário e Aziz, que certa vez me pediu para pagar ao seu ‘amigo’, uma quantia substancial que lhe seria devida, são parceiros de jogatina”, disse ele.

Ainda conforme Arthur, ele revirou “mundos e fundos” e encontrou “um saldo insignificante” que logo mandou ser quitado, e que expliquei ao senador que os papelotes que foram apresentados não passavam de uma tentativa de fraudar o tesouro municipal. “Soube, aliás, que essa ’empresa’, que não consegue distinguir brita de asfalto, faria parte desse ‘consórcio-farsa’ que estão encenando na AM-010. Isso é muito danoso à reputação do Ministério Público Estadual. A fonte não possui credibilidade nenhuma e a verdade é que praticamente expulsei da prefeitura esse grupo acostumado a lucrar sem trabalhar”.

O ex-prefeito de Manaus ataca fortemente Omar Aziz, de quem era amigo, e pede que o MP-AM esclareça o “episódio triste da ‘Cidade Universitária’ e o sumiço de R$ 300 milhões. “Quanto valeria essa fortuna em valores de hoje? Foi um sonho que encantou os jovens do interior, muitos dos quais, hoje, frustrados e decepcionados com a atividade nobre da boa política, achando que a vida pública é 100% composta de espertalhões e larápios. Como se explica terem tirado a elucidação dos crimes da ‘Maus Caminhos’ das mãos do MPF e da PF? Querem a prescrição de crimes odientos por decurso de prazo? Pior é que o Gaeco não diz nada, não faz nada, não resolve nada. A não ser que se trate de pessoas, ainda que sérias, que se oponham – é o meu caso – a esse descalabro que tomou conta do Amazonas”.

Investigações

Essa não é primeira do investigação do MP-AM que tem como alvo Arthur Neto. Em julho de 2021, o Ministério Público do Amazonas instaurou Inquérito Civil (IC) para apurar irregularidades no funcionamento de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam na zona rural de Manaus.

As irregularidades foram identificadas pelo MP-AM. em 2019, ou seja, na gestão do ex-prefeito de Manaus. Com a medida, a promotora Luissandra Chíxaro de Menezes, da 58ª Promotoria de Justiça da Saúde (PJDHSP), quer identificar e verificar a efetividade das providências adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Em outubro de 2021, também Ministério Público do Amazonas, por meio da 63ª Promotoria de Justiça da Ordem Urbanística, instaurou IC para apurar denúncia de risco de desabamento no entorno de uma obra deixada inacabada pela gestão do ex-prefeito de Manaus, na Rua Mangabeira, Comunidade Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste de Manaus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o problema do processo erosivo em grande escala (voçoroca), foi identificado pela antiga gestão, que iniciou um trabalho e acabou abandonando o problema. O MP-AM recebeu denúncia apontando que a Prefeitura de Manaus, ao abandonar o canteiro, passou a gerar risco para casas próximas, uma vez que se trata de um terreno acidentado.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/07
12:40

CONVENÇÃO EM ITACOATIARA

Na noite de sábado, 20 de julho, o Podemos realizou uma convenção em Itacoatiara para oficializar Arnoud Lucas como candidato a prefeito nas eleições de 2024. O evento reuniu milhares de pessoas e anunciou 31 candidatos a vereador pelo Podemos e PMB. O vereador destacou a necessidade de mudança e participação popular, reforçando o compromisso com o progresso da cidade.

23/07
12:39

VICE DE ALBERTO NETO

Em entrevista ao site O Poder, neste sábado (20), o deputado federal Alberto Neto (PL) revelou que seu pré-candidato a vice será da mesma ideologia política, da direita, e não há chances de ser vice do pré-candidato Roberto Cidade (União Brasil). Neto destacou a lealdade à direita e a Jair Bolsonaro, e anunciou que a convenção do Partido Liberal (PL) está prevista para 3 de agosto, onde serão oficializados a chapa majoritária e os candidatos a vereador.

23/07
12:37

CONVENÇÃO EM PAUINI

No sábado, 20, mais de 2 mil pessoas compareceram à convenção partidária do “Bloco de Evolução do Município” (Coligação do Bem) em Pauini. O prefeito Renato Afonso (PSD) teve seu nome confirmado como candidato à reeleição, compondo a chapa com o vice-prefeito Paulo da Gasolina (PL). A coligação tem o apoio do União Brasil e dos Progressistas. O prefeito destacou os avanços realizados e a necessidade de continuar o projeto de evolução do município.

23/07
12:36

CANDIDATURA HISTÓRICA

Neste domingo, 21 de julho, o União Brasil realizou uma convenção em Rio Preto da Eva, reunindo 10 mil pessoas. A professora Socorro Nogueira foi oficializada candidata à prefeitura e João Queiroz a vice. É a primeira vez que uma mulher se candidata à prefeitura no município. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e mensagens de figuras nacionais.

23/07
12:33

CIDADE CRESCE

Um novo estudo eleitoral divulgado pelo Instituto Pontual Pesquisas nesta segunda-feira (22) revela o crescimento nas intenções de voto do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) na corrida para a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Segundo a pesquisa realizada entre 14 e 18 de julho de 2024, Roberto Cidade, posicionado em terceiro, subiu de 9,0% para 12,8% em comparação com o levantamento anterior de abril deste ano. David Almeida (Avante) lidera com 29,8%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 25,2%. Alberto Neto (PL) tem 8,5%, em quarto lugar.

Ver mais >>

Programas