Além disso, o ex-prefeito de Manaus afirma que jatinho utilizado para tratar Covid-19, São Paulo, foi pago com”recursos próprios”
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
O ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, disse, neste sábado (27), que “as viagens que fez às cidades de Bangkok, na Tailândia, e Bonn, na Alemanha, foram a convite de organizações internacionais e as passagens pagas pelos organizadores dos eventos” e que por isso não constam no Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus.
De acordo com o ex-prefeito, ele esteve nas duas viagens internacionais em novembro de 2017, à época como prefeito, mas também como diplomata que atua em defesa da Amazônia. Em Bangkok, Virgílio foi convidado pelo Banco Mundial para discutir ações do programa de ‘Cidades Resilientes’, ao lado representantes de mais 26 cidades do mundo.
Em seguida, Arthur seguiu para a Alemanha, onde foi convidado a participar da Cúpula do Clima para Líderes Locais e Regionais, pelo prefeito de Bonn. A cidade também sediou a 23° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP23), na qual o ex-prefeuti foi chamado a palestrar.
De acordo com ele, “quando um servidor público viaja, mesmo no exercício de sua função, sem que as custas sejam pagas pelo poder público, não há obrigatoriedade das informações daquela viagem constarem no Portal da Transparência, por não haver emprego de recursos públicos”.
No Portal da Transparência, consta apenas o deslocamento, para a Alemanha, do então secretário de Comunicação, Eric Gamboa. Porém, na oportunidade, ele esteve acompanhado da ex-primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko Ribeiro; do ex-superintendente municipal de Transportes Urbanos, Audo Albuquerque; do ex-diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto; do ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Nelson, além dos vereadores Chico Preto e Rosivaldo Cordovil.
Sobre sua ida para Colômbia, juntamente com uma comitiva de secretários e vereadores, para conhecer o sistema de transporte coletivo utilizado nas cidades de Bogotá e Medellín, “está devidamente registrada no Portal da Transparência, conforme a solicitação 2017 0014 – feita somente para custas com passagens e sem gastos ao erário municipal com a hospedagem”.
Por fum, Arthur esclare que seu deslocamento para São Paulo, juntamente com a ex-primeira-dama para tratar a Covid-19, ” foi paga com recursos próprios e, por essa razão, não consta no Portal da Transparência”.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário