AO VIVO
Executivo - 02 de outubro de 2024
Foto: Divulgação/MDH

Anielle confirma à PF assédio e importunação sexual de ex-ministro de Lula

Ministra confirma acusações contra Silvio Almeida dois anos depois

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, confirmou em depoimento à Polícia Federal, nesta quarta-feira (2), que foi vítima de assédio e importunação sexual  do então ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida.

Ela contou aos policiais, durante depoimento de uma hora, que as investidas do agora ex-ministro se iniciaram já em 2022, logo após as eleições presidenciais e no período do governo de transição, quando o presidente da República realizava a montagem do seu governo.

Anielle contou, inclusive, que as importunações sexuais do colega se deram também durante viagens internacionais oficiais.

Silvio Almeida foi exonerado no início de setembro após as acusações de assédio serem tornadas públicas.

A Polícia Federal realiza as investigações por determinação do ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a continuidade do inquérito em caráter sigiloso, solicitado pelo delegado.

O governo Lula relutou em adotar as providência que o caso requeria, tentando submetê-lo apenas ao crive de órgãos como Controladoria Geral da União (CGU), Advocacia Geral da União AGU) ou Comissão de Ética da Presidência, mas sem acionar a PF, como deveria.

Também a ministra relutou em denunciar o caso, que, segundo ela mesma, começou em 2022. Com isso, dois anos depois, seu relato chegou ao conhecimento da ONG Me To Brasil, que o tornou público.

O depoimento de uma testemunha produziu “indícios suficientes” para a PF iniciar investigação preliminar de ofício, ou seja, sem solicitação de outro órgão.

Relembre o caso

Silvio Almeida nega as acusações. Em nota divulgada após sua exoneração, ele afirmou que provará sua inocência.

Durante a gestão de Almeida no Ministério dos Direitos Humanos, surgiram denúncias de assédio moral e uma série de pedidos de demissão. Esses episódios vêm ocorrendo desde o início do mandato, em janeiro de 2023 — acusações que o ex-ministro também nega.

Na terça-feira, o governo Lula (PT) lançou um plano de combate ao assédio na administração pública, elaborado em resposta ao caso. O plano tem como objetivo “desenvolver um conjunto de ações coordenadas para prevenir o assédio e a discriminação” na administração pública federal. A medida foi oficializada pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

*Diário do Poder

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

24/04
12:42

FÓRUM IAMAZONIA

O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.

24/04
12:41

PROJETO DE LEI

O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.

24/04
12:40

LULA QUEDA

Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.

24/04
12:40

PL AMAZONAS

Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.

21/04
18:26

MÓVEIS NOVO ARIPUANÃ

A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.

Ver mais >>

Programas