Na contramão, o ex-deputado federal José Ricardo (PT) tem maior rejeição entre o eleitorado de Manaus
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
MANAUS | AM
Uma pesquisa de intenção de voto para prefeitura de Manaus, divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Iveritas, mostra o deputado federal do Amazonas Amom Mandel (Cidadania) como favorito para vencer as eleições 2024 contra o atual chefe do Executivo, David Almeida (Avante), que tentará a reeleição.
Na sondagem de opinião, Mandel aparece cerca de dez pontos à frente de Almeida, com 34,4% da preferência dos eleitores; o prefeito foi opção de 24,6% dos votantes. Os dados são referentes à pesquisa estimulada, ou seja, quando uma lista com alternativas é apresentada aos entrevistados.
A terceira posição é ocupada pelo candidato ao Senado em 2022, Coronel Alfredo Menezes (PL), que seria escolha de 10,1% do eleitorado, seguido do deputado federal Alberto Neto (PL), com 6,8%. Sem cargo na política desde o início do ano, o ex-deputado federal José Ricardo aparece com 6,1% e o ex-deputado estadual Ricardo Nicolau, com 5,7%.
A pesquisa ouviu 1.388 eleitores em toda a capital, no período de 4 a 6 de abril.
Espontânea
Na pesquisa espontânea – quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta, Amom Mandel também tem a preferência dos eleitores para ser o novo prefeito de Manaus. Um total de 17,1% dos eleitores falaram que votariam nele em 2024.
David Almeida aparece na vice-liderança, com 11,8%. Neste cenário, a diferença entre o atual chefe do Executivo e o deputado federal é de mais de 5 pontos percentuais.
Na pesquisa espontânea, 56,5% dos eleitores que participaram da entrevista afirmaram ainda não saber em quem irão votar nas próximas eleições municipais.
Rejeição
A pesquisa do Instituto Iveritas também mostra, dentre os potenciais candidatos, o ex-deputado federal José Ricardo (PT) como o mais rejeitado. Na sondagem de opinião, 21,8% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele sob nenhuma hipótese.
Coronel Menezes é o segundo nome com maior rejeição, somando 16,2%. Ricardo Nicolau tem 13,8%, seguido por David Almeida, com 11,5%.
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário