A Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) tem como presidente o governador do Amazonas, Wilson Lima
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Em 2022, o Governo do Amazonas irá sediar a 12ª Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), que tem o governador Wilson Lima (PSC) como atual presidente. O evento ocorrerá de 16 a 18 de março de 2022, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-oeste de Manaus.
Durante três dias, governadores e funcionários públicos dos estados e províncias da Força-Tarefa do GCF – cujos territórios abrangem mais de um terço das florestas tropicais do mundo – irão se unir aos líderes do setor privado, sociedade civil, povos indígenas e comunidades locais, governos nacionais e organizações internacionais.
Juntos, eles destacarão estratégias e abordagens de colaboração para reduzir o desmatamento em estados e províncias de florestas tropicais e os objetivos interrelacionados de reduzir a pobreza, melhorar a subsistência, garantir direitos e proteger culturas, promover investimentos privados e construir economias baseadas em florestas com baixas emissões.
A reunião anual da Força Tarefa do GCF será dividida em faixas temáticas que se alinham com o Plano de Ação de Manaus (MAP), inicialmente discutido na COP26 em Glasgow, Escócia. O MAP irá traçar um caminho para a rede da Força-Tarefa do GCF nos próximos anos, concentrando-se em quatro áreas: (1) Conhecimento, Tecnologia e Inovação; (2) Governo e Políticas Públicas; (3) Pessoas e Comunidades; e (4) Finanças e Investimento.
Cada trilha destacará estratégias e soluções ousadas, e o que é necessário para colocá-las em prática, já que a Força-Tarefa do GCF e seus parceiros implementarão o MAP nos próximos anos.
Por causa da Covid-19, o evento terá capacidade reduzida para a segurança dos participantes. A Secretaria da Força Tarefa do GCF e o Governo do Amazonas continuarão a acompanhar de perto a situação da doença e os correspondentes conselhos de viagem nos próximos meses, para garantir a saúde e a segurança dos participantes da Reunião Anual.
O encontro é exclusivo para convidados. Interessados em participar da Reunião Anual de 2022 em Manaus devem contatar a Secretaria da Força-Tarefa do GCF, por meio do e-mail secretartiat@gcftskforce.org.
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.
Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.
Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.
Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.
Deixe um comentário