O candidato começou falando sobre a resolução que impede o PL de se coligar com partidos de esquerda, mas logo desviou para defender a gestão do ex-presidente Bolsonaro durante a pandemia e criticar o senador Omar Aziz (PSD)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Em coletiva de imprensa após a convenção partidária que confirmou a sua candidatura para prefeito de Manaus e da empresária Maria do Carmo (Novo) como vice, o deputado federal Alberto Neto (PL-AM) desconversou ao ser questionado sobre a orientação do Partido Liberal (PL) e do próprio presidente de honra da sigla, ex-presidente Jair Bolsonaro, que veta alianças da agremiação com partidos de esquerda, especialmente o Partido dos Trabalhadores (PT), legenda do presidente Lula.
O candidato começou falando sobre a resolução que impede o PL de se coligar com partidos de esquerda, mas logo desviou para defender a gestão do ex-presidente Bolsonaro durante a pandemia e criticar o senador Omar Aziz (PSD). Ao misturar vários tópicos diferentes sem aprofundar em nenhum deles, ele evitou focar diretamente na questão inicial, que era sobre a resolução e as coligações.
Questionado sobre o apoio ao pré-candidato a prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), que conta com o PT em sua aliança, Alberto Neto reforçou a proibição, mas foi evasivo: “Tem uma resolução nacional que impede o PL de se coligar com o PT, PSOL, com o PCdoB”, disse. “Mas existe uma resolução, não pode coligar com esses partidos. Quem fizer isso vai ser destituído da presidência regional.”, acrescentou.
O deputado criticou Omar, presidente estadual do PSD no Amazonas, chamando-o de adversário. Ele fez referência à CPI da Covid-19, liderada por Aziz, que, segundo Neto, foi um “verdadeiro circo” destinado a prejudicar o ex-presidente Bolsonaro: “Nós somos ‘opositor’ a Omar Aziz. Ele fez aquele papelão na CPI da Covid tentando prejudicar o presidente Bolsonaro, mas não conseguiu”, declarou.
Ao ser questionado sobre as críticas de Coronel Menezes (PP), candidato a vice na chapa de Roberto Cidade (UB), Alberto Neto atacou o ex-aliado, classificando-o como “menino de recado” do governador Wilson Lima (UB): “O que eu tenho a dizer do Coronel Menezes é que ele virou o menino de recado do Wilson Lima e do Roberto Cidade. Aqui é a chapa do presidente Bolsonaro”, finalizou.
Orientação
Bolsonaro divulgou um vídeo nesta sexta-feira (2), criticando as alianças entre o PL e partidos de esquerda para as eleições deste ano, alegando que essas coligações violam os princípios do partido. Bolsonaro afirmou que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, não é responsável por essas alianças, pois o acordo inicial foi cumprido. Ele destacou que, se as coligações não puderem ser desfeitas, apoiará candidatos adversários.
Alianças do PL e PT no Amazonas desafiam orientação nacional do partido de Bolsonaro
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário