Manaus – AM – O prefeito afastado do município de Coari, no interior do Amazonas, Adail Pinheiro Filho, usou as redes sociais para debochar sobre a sua cassação, definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na publicação, Adail Filho afirma que qualquer opositor levará “outra peia” na nova eleição para o executivo municipal. Adail se refere […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus – AM – O prefeito afastado do município de Coari, no interior do Amazonas, Adail Pinheiro Filho, usou as redes sociais para debochar sobre a sua cassação, definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na publicação, Adail Filho afirma que qualquer opositor levará “outra peia” na nova eleição para o executivo municipal. Adail se refere sobre vitória de um possível aliado.
O político usou um material de Anitta que faz parte da campanha do novo álbum internacional da artista, para ousar em dizer que o seu grupo não sai do poder. Foi feita uma alteração na arte original da artista, sendo inserida a frase: “Se tiver eleição, opositores de Adail levarão outra peia.”
“É meus amigos se no lançamento do novo single da Anitta está afirmando essa notícia, quem sou eu para discordar. E tem mais, foram mais de 22 mil votos conquistados nas urnas e o nosso dever é honrar cada voto de confiança com a grandeza que Coari merece. Continuo acreditando no que se mostra na rua.A vontade do povo de Coari é soberana! “, escreveu “Adailzinho”.
Veja o post de Adail Filho
Cassação
Na tarde dessa quarta-feira (28), o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, do TSE, negou recursos especiais dele e do vice-prefeito eleito, Keitton Pinheiro, que é primo de Adail, confirmando a cassação do mandato eletivo, seguindo decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), que impediu a diplomação do político, após Adail Filho vencer as eleições municipais em 2020.
O entendimento da Justiça Eleitoral tem como base o artigo 5o da Constituição Federal, que não permite um terceiro mandato consecutivo de um mesmo grupo familiar.
“O fato é que o genitor do prefeito reeleito no pleito de 2020 exerceu a titularidade da chefia do Executivo municipal na primeira metade do mandato atinente às eleições de 2012. Ainda que o TSE tenha indeferido seu registro de candidatura em 2015, o que ensejou à época a assunção do segundo colocado, não há como afastar a realidade, que foi a de efetivo exercício da titularidade da prefeitura.”
“A assunção da chefia do Executivo pelo candidato eleito, sejam quais forem a circunstância e o lapso temporal transcorrido, é considerada efetivo exercício de mandato, de forma a impedir a reeleição, bem como a perpetuação de grupos familiares no poder .”, relatou o ministro do TSE.
Sobre o processo para a nova eleição o TRE-AM informou: “Estamos aguardando o comunicado oficial do TSE para tomarmos as devidas providências. Ainda não sabemos se o prefeito recorrerá ao STF (Superior Tribunal Federal).”
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário