AO VIVO
Executivo - 10 de maio de 2022
Foto:

Abertura do Fórum Amazonense de Gás Natural destaca novas frentes econômicas para o Estado

O novo fórum vai discutir o aumento da demanda por gás natural e as questões relativas à legislação local para a abertura de mercado no Estado

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou que o Estado do Amazonas agora terá novas frentes econômicas com a exploração de de petróleo e gás natural. O anúncio foi feito durante o Fórum Amazonense de Petróleo e Gás, realizado nesta terça-feira (10), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Nunca se tornou tão premente discutir novas frentes econômicas para a nossa região, e principalmente de forma sustentável. Quando eu assumiu o governo em 2019, essa foi uma das minhas grandes preocupações e um dos primeiros meios que tomei para que a gente pudesse viabilizar e fomentar essa cadeia, foi a construção tributária junto com a Eneva para que ela pudesse se instalar no campo do Azulão. Só nesse processo até agora foram gerados algo em torno de 9 mil empregos diretos e indiretos”, destacou o governador.

Em suma, o novo fórum vai discutir o aumento da demanda por gás natural e as questões relativas à legislação local para a abertura de mercado. O fórum é resultado da Mesa Reate, do Ministério Minas e Energia, ocorrida em setembro de 2021 e é realizado em parceria com a Federação das Indústrias (Fieam), com empresas do setor de petróleo e gás, academias, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras entidades.

O deputado estadual, Sinésio Campos (PT), presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destacou a importância do fórum no que tange ao apoio do setor de petróleo e gás natural no Amazonas.

“Temos um grande potencial que o Amazonas tem para gerar emprego e renda e com sustentabilidade. Eu digo uma mineração ambientalmente correta, socialmente justa, e economicamente viável. Mas só tem uma forma de conseguir isso. Façamos desse fórum um grande conglomerado de pessoas não somente bem intencionadas, mas que a gente possa fazer a economia transversal para chegar na ponta dos municípios, pra chegar a classe empresarial com uma fonte de novas alternativas econômicas para o nosso Estado. E digo aos senhores, um dos maiores momentos desse governo foi quando o senhor mandou a mensagem para a quebra de monopólio do gás “, disse o parlamentar.

O Fórum

Além de ordenar a cadeia de petróleo e gás do Amazonas, o Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural também irá incentivar o fornecimento de bens e serviços pela indústria local, face aos investimentos e operações regionais da cadeia produtiva de petróleo e gás.

A iniciativa também visa estimular empresas nacionais a incorporar processos inovadores, inserir pequenas e microempresas na cadeia produtiva de petróleo e gás e promover o relacionamento entre os órgãos governamentais, formuladores de políticas e programas, e as demais instituições que atuam na cadeia produtiva de petróleo e gás.

#Amazonas petróleo gás Fieam Senai

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas