AO VIVO

Wilson Lima vai lançar 20 mil soluções de habitação no AM com recursos próprios

AMAZONAS | O Programa “Amazonas Meu Lar”, que ainda deve ser lançado oficialmente pelo Governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), vai ofertar 20 mil soluções de moradias com recursos próprios, fugindo da dependência do governo federal e assim, ajudando famílias que sofrem todos os anos com os alagamentos e inundações devido às fortes chuvas. […]

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

AMAZONAS |

O Programa “Amazonas Meu Lar”, que ainda deve ser lançado oficialmente pelo Governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), vai ofertar 20 mil soluções de moradias com recursos próprios, fugindo da dependência do governo federal e assim, ajudando famílias que sofrem todos os anos com os alagamentos e inundações devido às fortes chuvas.

O anúncio foi feito pelo sub-coordenador de planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, ao jornalista Álvaro Corado, no Programa Boa Noite Amazônia, desta quarta-feira (14).

“Isso é inédito na história do Amazonas, é a primeira vez na história que vai ter uma iniciativa dessa natureza. Sempre tivemos a nivel federal, o Minha Casa Minha Vida, foi um grande sucesso, depois teve o Casa Verde Amarela e agora estão voltando com o Minha Casa Minha Vida 2. Nós acompanhamos em 2018 como foi o processo da crise econômica, a crise dos Estados Unidos.

O Brasil passou ao longo da crise sem muito transtorno, porque lançou um programa habitacional que impulsionou a economia gerando emprego, movimentando a cadeia produtiva e a ideia é a gente ter esse mesmo fenômeno agora acontecendo no Amazonas, que tem um grande déficit habitacional” concluiu Leonardo.

O Sub-Coordenador da UGPE, explicou ainda que do total das 20 mil soluções de moradia, 750 apartamentos que vão ser construídos pelo Prosamim, para os beneficiários da Sharp e da Manaus 2000, ja integram também as soluções de moradia que o governo do estado está ofertando, através do “Amazonas Meu Lar”.

“O governo vai ter vários segmentos, então você tem as famílias de maior vulnerabilidade, no caso as que são atendidas pelo Prosamim, que recebem um apartamento em contrapartida. E você têm as faixas de renda que o governo vai entrar, por exemplo, com o valor equivalente a entrada, para fomentar o comércio e aí você contempla tanto imóveis já construídos, como imóveis a construir pela iniciativa privada”, explicou Marcelo Barbosa.

“Você sabe que a construção civil é um grande gerador, tanto de empregos, quanto de ISS, isso movimenta a economia local. Hoje a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbana e Metropolitana, ao qual a UGPE é vinculada, está trabalhando no marco legal, nas diretrizes do Programa e nos próximos meses o programa deve ser lançado oficialmente e colocado a disposição da população”, conclui o representante da Unidade Gestora da Projetos Especiais.

Ainda nesta quarta-feira (14), Wilson Lima realizou o pagamento de 192 soluções de moradia a comunitários da Sharp e da Manaus 2000. São 1088 famílias em condições mais vulneráveis das áreas alagadiças, que são prioridade do estado e devem ser retiradas até o fim do ano pelo governo. Mas o total de beneficiados e maior ainda, 2.383 famílias estão nos planos do governador Wilson Lima serem reassentados no Prosamim.

“Uma coisa que eu costumo dizer é que ele começa pelas pessoas e termina pelas pessoas. Então a nossa primeira ação é realmente o reassentamento, ele retira as pessoas da área de risco e libera frente de obra.

Nós já estamos com as principais obras do Programa em andamento, são duas grandes obras, uma ali na comunidade da Sharp, um contrato de 400 milhões e outra ali na Manaus 2000, com contrato de 126 milhões e em paralelo, têm duas ações menores, duas obras pequenas que já são a construção de conjuntos habitacionais em áreas remanescentes de Programas anteriores, do Prosamim 2, terrenos que o estado já havia desapropriado e que estavam ociosos.

Então nós pegamos áreas remanescentes dos programas anteriores e destinamos a construção de habitações, áreas que já estavam prontas para construir, já para atender essas famílias da Sharp e da Manaus 2000”, concluiu Leonardo.

E o município, o que tem feito?

O prefeito Manaus David Almeida (Avante) tem recorrido a articulações políticas com o senador que foi derrotado nas urnas por Wilson Lima, como resposta às famílias afetadas por desastres e as chuvas do primeiro semestre deste ano.

David trocou a recém criada pasta de Habitação e Assuntos Fundiários do município, por apoio do senador Eduardo Braga (MDB), que em abril foi eleito presidente da Comissão mista da MP 1.162/2023, do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida.

A contrapartida de David foi dar o comando da pasta ao empresário Jesus Alves (MDB), aliado dos mais próximos do senador. A nomeação saiu no Diário Oficial do Município do último dia 02 de junho.

Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas