O governador do Amazonas, Wilson Lima, fez um apelo à ONU no sentido de conseguir insumos e medicamentos e que, também, nos ajude nesse processo da vacinação
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O governador do Amazonas, Wilson Lima, durante reunião virtual do Fórum Nacional de Governadores e a secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina J. Mohammed, nesta sexta-feira (16), reforçou o pedido de auxílio ao organismo internacional para a aquisição de medicamentos, equipamentos, insumos e, principalmente, vacinas, para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.
“Nosso apelo maior à ONU é no sentido de conseguir insumos e medicamentos e que, também, nos ajude nesse processo da vacinação. Nos ajudar na aquisição de mais doses, porque essa é a ferramenta mais poderosa, mais importante, que a gente tem para combater a Covid-19”, disse o governador, durante pronunciamento no fórum.
Os organismos internacionais têm prestado grande auxílio ao Amazonas no combate ao novo coronavírus. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), por exemplo, doou 122 mil testes rápidos de antígeno para a detecção do vírus.
Além disso, o Amazonas é um dos beneficiados da campanha global de arrecadação de fundos ‘Dê um Fôlego para a Saúde’, da Fundação OMS e Organização Mundial da Saúde (OMS), que doou, aproximadamente, US$ 150 mil para aquisição de equipamentos para oito municípios do interior do Amazonas.
O Hospital Sírio-Libanês e Opas têm sido fundamentais para a modernização da gestão da rede estadual de saúde. A parceria tem contribuído para melhorar protocolos e otimizar a capacidade de atendimento na rede.
Terceira onda
Ainda durante o pronunciamento, o governador destacou que, enquanto muitos estados do Brasil enfrentam o segundo pico da pandemia, o Amazonas prepara um plano de contingência para uma possível terceira onda de elevação de casos da Covid-19.
“A gente começa a se preocupar com uma possível terceira onda, levando em consideração o que tem acontecido, por exemplo, nos Estados Unidos e na Alemanha. Então a gente começa a se preparar para isso”, declarou.
O governador comentou que estruturas hospitalares, como leitos e usinas produtoras de oxigênio, não foram desmontadas após a diminuição significativa de casos, internações e óbitos. Ele destacou que essa medida tem apoio dos órgãos de controle e dos poderes Legislativo e Judiciário.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação com pedido de medida cautelar contra a Prefeitura de Presidente Figueiredo por possíveis irregularidades no Edital de Credenciamento nº 007/2025. O documento foi protocolado por Kesia Silva dos Santos e tem como alvo a contratação de serviços médicos especializados no município.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão por coordenar a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. O julgamento, concluído nesta quarta-feira (14), teve o voto decisivo do ministro Luiz Fux, que acompanhou o relator, Alexandre de Moraes. Além da pena de prisão, Zambelli teve a perda do mandato determinada, decisão que ainda depende de aval da Câmara dos Deputados.
No Amazonas, o Maio Laranja, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05), ganha força com uma série de iniciativas lideradas por parlamentares do União Brasil e pelo governador Wilson Lima, presidente estadual da sigla. As medidas reforçam o compromisso com o combate ao abuso e à exploração sexual de menores e consolidam o partido como protagonista na luta pelos direitos da infância no estado.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação contra o prefeito de Apuí, Antônio Marcos Maciel Fernandes, por possíveis irregularidades na gestão de recursos públicos. A ação foi instaurada com base na manifestação nº 158/2025, da Ouvidoria do TCE, e encaminhada pela Secretaria de Controle Externo (Secex).
O TCE-AM determinou auditoria nos recursos do Fundeb usados pela Semed em 2023, sob gestão de Dulce Almeida, irmã do prefeito David Almeida. A decisão, com base em denúncia do MPC, aponta falta de transparência e má gestão. O Tribunal identificou irregularidades em pagamentos e falta de adequação nas despesas. A auditoria será feita pelo DEAE, e o CACS-Fundeb deverá reforçar a fiscalização. A Semed foi notificada e pode sofrer sanções se descumprir as medidas.
Deixe um comentário