Uma das maiores demandas da população, a procura pela Carteira de Identidade Nacional (CIN), registrou em dez edições mais de 5,5 mil emissões e solicitações agendadas pelo projeto
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus (AM) – O governador Wilson Lima participou, neste sábado (19/10), da 17ª edição do programa Governo Presente realizada no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Zuleica Corrêa Lopes, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. Uma das maiores demandas da população, a procura pela Carteira de Identidade Nacional (CIN), registrou em dez edições mais de 5,5 mil emissões e solicitações agendadas pelo projeto.
“Os serviços que não forem realizados aqui nós vamos dar o encaminhamento para que durante a semana possam ser resolvidos. Estamos aqui no sábado, um momento onde as famílias estão em casa, um momento da folga onde as pessoas podem vir aqui e resolver a situação, porque nem sempre durante a semana as pessoas conseguem ir a um órgão ou secretaria e mais próximo de casa fica mais fácil”, destacou o governador Wilson Lima.
Em cada edição, o serviço é ofertado pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Conforme levantamento do órgão, desde julho a quantidade de registros alcançou 1.795 documentos emitidos e entregues à população. Houve ainda 3.728 agendamentos para retirar a identidade em unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).
De acordo com a SSP, para a 17ª edição foram disponibilizados 200 atendimentos para emissão do documento e 700 agendamentos. Os serviços são disponibilizados de forma gratuita no Governo Presente.
A designer de sobrancelhas Jennifer Barbosa, de 32 anos, aproveitou a oportunidade para emitir uma nova carteira de identidade durante o Governo Presente.
“Eu vim renovar meu RG, porque ele estava vencido e não estava sendo mais aceito nos lugares. Isso é muito bom para a comunidade, porque aqui é uma área mais distante. O atendimento foi muito rápido, cheguei e já fui chamada”, disse Jennifer, moradora do bairro Lago Azul.
O Amazonas passou a emitir o novo documento em abril de 2023. O cidadão pode acompanhar o processo da solicitação da CIN por meio do mesmo site onde realizou o agendamento, mas na aba “Acompanhar Atendimento”: https://amcin.e-instituto.com.br/Vsoft.iDSPS.Agendamento/Atendimento.
Em casos de dúvidas, os interessados devem buscar informações por meio da Ouvidoria da SSP-AM, por meio do canal de WhatsApp: 92 99186-4344.
A programação mobilizou 46 secretarias e órgãos estaduais na zona norte desde 8h até às 14h, levando ações de cidadania, assistência social, saúde, fomento, lazer, além de orientações para emprego, regularização fundiária, direitos do consumidor, entre outros serviços disponibilizados para a população.
Além dos serviços, a edição teve a entrega de 4 mil brinquedos para crianças por meio da campanha “Doe Brinquedo e Ganhe Sorrisos”, coordenada pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC). Desde 2019, mais de 80 mil brinquedos foram distribuídos para crianças da capital e do interior.
De acordo com o governador, o objetivo do Governo Presente é promover a cidadania e levar mais dignidade à população, principalmente em áreas da capital mais distantes, descentralizando esses atendimentos. O evento totaliza mais de 73 mil atendimentos nas edições de 2024.
Suhab
Renegociação de dívidas, encaminhamento ao cartório, consulta de processos e emissão de boletos.
Sema
Castrações de cães e gatos, agendamentos e vacinações.
SES-AM
Oferta de atendimentos com médicos especialistas; exames de aferição e pressão arterial.
FVS-AM
Testes rápidos para IST’s.
Sejusc
Emissão da Carteira da Pessoa Autista e Carteira da Pessoa com Deficiência; Passe Legal; Declaração de Hipossuficiência; 2ª via de Registro de Nascimento; atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos.
Seduc
Agendamento para o Provão Eletrônico; informações sobre o programa Pé de Meia; atendimentos psicológicos e sociais.
Seas
Atendimento do Crédito Rosa; atendimento psicossocial.
Sect
Abertura de processos para títulos definitivos; orientações sobre regularização fundiária.
Procon-AM
Orientação de consumidores; recebimento de denúncias.
Afeam
Liberação de crédito para microempreendedores pelo programa Mais Crédito Amazonas; orientações sobre linhas de financiamento.
Detran-AM
Inscrições para cursos da Escola Pública de Trânsito; entrega de certificados de cursos; entrega de carteiras do “CNH Social”; serviços e informações de habilitação; serviços de licenciamento anual, transferência, CRLV-e, parcelamento de dívida.
Setemp
Cadastro na Rede Sine; encaminhamentos para vagas de emprego; orientações sobre Carteira de Trabalho Digital.
ADS
Feira de Produtos Regionais; doação de 5 toneladas de peixes.
Idam
Entrega de sementes de hortaliça; orientações sobre documentos e crédito rural.
Sepror
Entrega de cestas do Programa de Aquisição de Alimentos; degustação de alimentos do Programa de Combate ao Desperdício.
Cetam
Corte de cabelo, massoterapia e esmaltação.
Sedel
Informações sobre os projetos Pelci e RespirAr; orientações de fisioterapia, liberação miofacial, entre outros.
Cigás
Entrega de cheques da campanha “Faça a Conta. Use GNV!”.
SEC
Atividades recreativas para crianças; oficina de estamparia.
Amazonprev
Regularização do Censo Previdenciário para servidores ativos, aposentados e pensionistas; emissão de contracheque, consulta ao Portal do Segurado, acompanhamento de processos.
CGE
Divulgação de mecanismos de auditoria.
Cosama
Distribuição de copos e água tratada.
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário