AO VIVO
Economia - 15 de abril de 2021
Foto:

Vereador pede que operadoras de telefonia divulguem dados sobre crianças desaparecidas

Manaus – AM – O vereador Luis Mitoso (PTB) defendeu, em plenário, nesta quarta-feira (14), a indicação 223/2021 que institui no Estado a Lei Shara Ruana, pela qual as operadoras de celulares locais ficam obrigadas, tão logo comunicadas, a enviar mensagens emergenciais de SMS ou Whatsapp aos seus usuários comunicando o desaparecimento de alguma criança […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus – AM – O vereador Luis Mitoso (PTB) defendeu, em plenário, nesta quarta-feira (14), a indicação 223/2021 que institui no Estado a Lei Shara Ruana, pela qual as operadoras de celulares locais ficam obrigadas, tão logo comunicadas, a enviar mensagens emergenciais de SMS ou Whatsapp aos seus usuários comunicando o desaparecimento de alguma criança ou adolescente em todo o Amazonas.

“Já foi aprovado pelo parlamento municipal. Há 8 anos, o Brasil fez uma passeata que servia de alerta sobre o desaparecimento de crianças no território nacional. O Rio de Janeiro já aprovou uma lei neste sentido, sendo pioneiro. Havendo uma linha de transmissão de emergência, como existe também nos Estados Unidos (Alerta Amber), ajudaria sobremaneira na busca e, até mesmo, a encontrar o desaparecido. Estudos policiais revelam que as probabilidades de uma criança ser morta depois de raptada aumenta a cada hora desaparecida e cerca de 70% morrem depois de três a quatro horas. A chance de encontrarmos um desaparecido ainda com vida é substancial com essa lei”, ressaltou.

Mitoso detalhou ainda como seria o engajamento das operadoras de telefonia móvel com a aprovação da Lei Shara Ruana. Agora, conforme ele, cabe ao governador Wilson Lima abraçar a causa, por meio da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Essa indicação não posso levar ao prefeito David Almeida, pois é de competência do estado. Espero que algum deputado possa abraçar, de repente, o que estou sugerindo e criar uma lei, de igual maneira, para que a população seja contemplada, e levada a sanção do governador Wilson Lima que, sem dúvida, aprovará pela importância do assunto. Atestada essa lei, as operadoras seriam obrigadas a disparar mensagem contendo nome, idade e características físicas do desaparecido; lugar onde foi visto pela última vez e todas as informações que as autoridades policiais julgarem necessárias”, concluiu Luis Mitoso.

Shara Ruana

A menina Shara Ruana Nascimento Reis desapareceu no dia 25 de outubro de 2007, quando tinha 7 anos de idade e, até hoje, nunca foi encontrada. Esse fato triste marcou a cidade de Manaus e que ainda é lembrado atualmente por muitas pessoas.

 

*Assessoria de comunicação
Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

Ver mais >>

Programas