AO VIVO
Economia - 25 de junho de 2025
Foto: Reprodução/Internet

TRE-PA cassa prefeito e vice de Muaná por abuso de poder econômico nas eleições de 2020

Marcos Paulo, o “Birizinho”, e Gilmar Vale perdem os mandatos; cidade terá novas eleições

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) determinou a cassação do prefeito de Muaná, Marcos Paulo, conhecido como “Birizinho” (PSD), e do vice-prefeito Gilmar Vale (PSDB), por abuso de poder econômico e compra de votos durante as eleições municipais de 2020. A decisão foi proferida nesta terça-feira (24) e também declarou inelegível por oito anos o ex-prefeito Biri Magalhães, apontado como articulador do esquema.

A sentença, assinada pelo juiz Leandro Vicenzo Silva Cosentino, da 10ª Zona Eleitoral, teve como base provas que indicam a entrega de dinheiro a eleitores durante a campanha. O relator do caso, juiz federal José Airton de Aguiar Portela, argumentou que o grupo político de Biri manteve forte influência no pleito, enquanto Marcos Paulo teria atuado como “mero representante” dessa estrutura.

Durante o julgamento, o juiz Marcelo Lima Guedes pediu maior individualização das condutas, alegando falta de provas diretas da participação de Marcos Paulo e Gilmar na entrega de dinheiro. Ainda assim, a maioria do colegiado seguiu o entendimento do relator.

Com a decisão, o presidente da Câmara Municipal, Bruno do Salmista, assumirá interinamente a prefeitura até a realização de novas eleições suplementares. A decisão tem efeito imediato, mas ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/07
18:15

REJEIÇÃO LULA

Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

08/07
18:00

NEPOTISMO DAVID REIS

O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.

08/07
17:59

CMM RECESSO

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.

08/07
17:56

GASTO LULA

O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.

27/06
20:37

MAIS DEPUTADOS

O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.

Ver mais >>

Programas