Manaus – AM| As avenidas Cosme Ferreira, Noel Nutels, do Turismo, Darcy Vargas, Brasil e Governador José Lindoso (Torres) são focos constante das equipes de educação no trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) por serem as áreas da cidade onde ocorrem mais acidentes com vítimas fatais – uma realidade que a Prefeitura de […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus – AM|
As avenidas Cosme Ferreira, Noel Nutels, do Turismo, Darcy Vargas, Brasil e Governador José Lindoso (Torres) são focos constante das equipes de educação no trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) por serem as áreas da cidade onde ocorrem mais acidentes com vítimas fatais – uma realidade que a Prefeitura de Manaus vem trabalhando para mudar. Por meio de mobilizações, da distribuição de impressos e outras ações de conscientização, o intuito das equipes do órgão é abranger cada vez mais motoristas, pedestres e todos que estão nestas e em outras vias da cidade para que se compartilhe boas práticas de respeito no trânsito, reduzindo o número de acidentes nas vias.
Agora em março, as ações vêm sendo reforçadas no período de 22 a 28 de março quando a prefeitura realiza a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito. Este ano, a campanha trabalha com o mote “Quando você se conscientiza, salva vidas”, direcionando ações em especial aos jovens, para que redobrem a atenção no trânsito; a mulheres, para que sejam referências de responsabilidade; e à necessidade de maior atenção e respeito aos motociclistas.
Para entender
A Semana de Trânsito no mês de março foi instituída em 6 de maio de 2014 para lembrar o acidente ocorrido na Avenida Djalma Batista, neste mesmo ano, entre um caminhão e um micro-ônibus, que resultou na morte de 16 pessoas.
Confira as ações que serão realizadas até o dia 28 de março:
Dia 23 de março – Palestra on-line para mototaxistas sobre “Técnicas de pilotagem segura e defensiva”, dentro do projeto Mobilidade com Responsabilidade.
Dia 25 de março – Abordagem educativa do Projeto Transversalizando o Trânsito. Local: Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira de Almeida, no Novo Aleixo.
Dia 28 de março – Encerramento da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito. Local: Faixa de pedestres na avenida São Jorge, no São Jorge, próximo à Drogaria Santo Remédio, com a distribuição de panfletos e fiscalização a pedestres e motoristas a partir das 11h.
A ideia é compartilhar boas práticas e evitarmos cada vez mais acidentes. Seja você também um condutor consciente. Quando você se conscientiza, salva vidas.
Prefeitura de Manaus
Pela primeira vez desde 2022, petistas e bolsonaristas aparecem empatados em apoio popular, com 35% cada, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 10 e 11 de junho. A queda dos petistas coincide com a crescente reprovação ao governo Lula, enquanto o apoio a Bolsonaro se mantém estável, mesmo após seu julgamento no STF. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 136 cidades do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.
A Prefeitura de Manaus contratou, sem licitação, a empresa MIRAX Segurança LTDA. por R$ 20,7 milhões para serviços de vigilância armada e desarmada. A dispensa se baseia na nova Lei de Licitações, alegando situação emergencial. O contrato visa proteger bens públicos e garantir o funcionamento dos órgãos municipais. A empresa é sediada em Manaus e atua desde 2019 no setor de segurança privada.
O Banco Central elevou a Selic para 15% ao ano, maior nível desde 2006, visando conter a inflação persistente. A medida, porém, encarece o crédito, reduz o consumo e pode comprometer o crescimento econômico. O BC projeta um PIB de 1,9% em 2025, abaixo da estimativa de 2,2% do mercado. A alta da taxa pode pressionar ainda mais a atividade econômica no país.
O conselheiro Josué Cláudio, do TCE-AM, deu prazo de cinco dias úteis para que a Câmara de Manaus se manifeste sobre possíveis irregularidades na tramitação da LDO 2026. A representação, feita pelo vereador José Ricardo, aponta ausência de audiências públicas. O pedido de medida cautelar foi negado inicialmente. A decisão está publicada no Diário Oficial nº 3574, de 16 de junho.
A Prefeitura de Manaus recuou da tentativa de aprovar o Projeto de Lei nº 242/2025, que tornaria obrigatório o uso do cartão PassaFácil por idosos no transporte coletivo. A proposta foi retirada da pauta pelo líder do prefeito, vereador Eduardo Alfaia, após críticas no plenário. Parlamentares de diversos partidos chamaram o projeto de retrocesso. O Executivo justificou a medida como forma de combater fraudes, mas reconheceu a necessidade de mais diálogo.
Deixe um comentário