Marina Silva é conselheira honorária do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), uma das cinco organizações investigadas pela CPI
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O senador Plínio Valério, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs no Senado, expressou sua intenção de convocar a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, para prestar depoimento na comissão. Marina Silva é conselheira honorária do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), uma das cinco organizações investigadas pela CPI. O senador destacou que essas organizações receberam mais de 2 bilhões de reais em recursos e planeja estender as investigações com a convocação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Socioambiental (ISA). A Comissão deve ser prorrogada até meados de dezembro para continuar com os trabalhos.
“Para você ter uma ideia do montante que essa gente arrecada. Já passou de 2 bilhões de reais durante a existência delas, sendo apenas cinco ONGs. Agora, nós vamos realizar uma diligência em Xapuri, no Acre, para investigar o ICMBio e, em seguida, nos dirigiremos ao Pantanal, onde encontraremos os índios Parecis. São índios que se dedicam ao agronegócio e vivem sem tutela, levando uma vida próspera, ao contrário daqueles que são tutelados por ONGs e enfrentam dificuldades.”, relatou.
“Nós ainda vamos, antes do final, trazer a Marina Silva, o ICMBio e o ISA aqui”, acrescentou o senador.
O diretor Executivo do IPAM, André Guimarães, foi interrogado na CPI das ONG’s nesta terça-feira (17). A Comissão tem o objetivo de investigar a liberação pelo Governo Federal, de recursos públicos para ONGs e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), assim como a utilização por essas entidades, desses recursos.
“O IPAM repete o mesmo discurso das ONGs, fazem tudo bonitinho, preocupados com mudanças climáticas, arrecadam muito dinheiro, gastam 80% entre eles, acham normal aceitar dinheiro da Noruega, da Alemanha, dos Estados Unidos, que poluem o planeta. São eles quem poluem, produzem carvão natural, potássio, o nióbio, o petróleo e queimam suas florestas. Dar dinheiro (referindo-se aos países citados) eles acham isso normal, mas vêm para cá impedir que a gente faça isso”, disse o senador Plínio Valério, que preside a comissão.
Plínio referiu-se à contradição do IPAM, que, segundo o senador, recebe recursos de países que se desenvolveram e, no entanto, atuam contra o desenvolvimento na região Amazônica.
O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu uma adição de R$ 12 milhões em recursos durante nova visita a Brasília. Essa quantia, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Silas Câmara, será direcionada para investimentos em infraestrutura, conforme anunciado pelo prefeito. Almeida permanece na capital federal em busca de mais verbas.
Amom Mandel, potencial candidato à prefeitura de Manaus nas Eleições de 2024, visitou a Feira da Banana para um diálogo com a administração do local. O objetivo foi compreender as principais demandas da feira. Mandel, conhecido por seu envolvimento em questões locais, busca entender as necessidades da população e fortalecer seu vínculo com os eleitores. Durante a visita, o deputado federal estava acompanhado do vereador William Alemão.
Durante a visita do ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias, a Manaus, na última sexta (17), o prefeito David Almeida pode ter garantido uma estratégia para sua campanha de reeleição. A Prefeitura planeja abrir 10 novas ‘cozinhas comunitárias’ no próximo ano, com a ajuda do programa do governo federal ‘Brasil Sem Fome’. Com essa expansão, Almeida terá 25 restaurantes populares, fortalecendo ações e atendendo às necessidades alimentares da população mais carente.
O prefeito de Manaus, David Almeida, estará em Brasília nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22), buscando recursos. Durante sua agenda de trabalho na capital federal, ele se reunirá com a bancada federal do Amazonas, defendendo a alocação de emendas parlamentares para financiar projetos, incluindo iniciativas de infraestrutura. Além dos dois viadutos atualmente em construção na capital amazonense, a prefeitura tem planos para a execução de pelo menos mais dois projetos dessa natureza.
O Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Deputado Roberto Cidade, compartilhou em suas redes sociais informações sobre reuniões realizadas durante o feriado com os vereadores Bessa e Allan Campelo. Hoje, estava programado um encontro com o vereador Capitão Carpê. Conforme os bastidores, essas reuniões fazem parte da articulação política que Roberto Cidade tem estabelecido em busca de apoio. Ele é um dos nomes cotados em um eventual projeto político para a Prefeitura de Manaus.
Deixe um comentário