AO VIVO

No Itamaraty, ministro de Putin diz que Brasil e Rússia ‘têm visões únicas’

Sergey Lavrov visitou o Brasil nesta segunda-feira (17) e deve passar ainda pela Venezuela, Nicarágua e Cuba

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que o Brasil e a Rússia têm “visões únicas em relação aos acontecimentos” no Leste da Europa. O integrante do governo Putin deu a declaração após se reunir com o chanceler brasileiro Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta segunda-feira (17).

“As visões de Brasil e Rússia são únicas em relação aos acontecimentos na Rússia. Também estamos atingindo uma ordem mundial mais justa, mais correta e baseada no direito. Nisso, nós temos uma visão de mundo multipolar, onde estamos levando em consideração vários países, não só poucos”, disse o chanceler russo.

Esta semana, Lavrov passa pelo Brasil, Venezuela, Nicarágua e Cuba. Os três últimos países são notoriamente críticos aos Estados Unidos — grande potência rival da Rússia. As reuniões serão para discutir “a cooperação mutuamente benéfica entre os países”, segundo a imprensa estatal russa.

Entretanto, no Brasil um dos assuntos tratados foi o conflito na Ucrânia. O chanceler russo agradeceu o Brasil pela contribuição para a solução do conflito.

“Estamos agradecidos à parte brasileira pela contribuição para a solução desse conflito que precisamos resolver de forma duradoura e imediata”, afirmou o ministro de Putin, que disse ainda que a Rússia vai se manifestar a favor da participação do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mauro Vieira disse que reiterou a posição brasileira a favor do cessar-fogo e de uma solução pacífica para a guerra na Ucrânia.

“Renovei a disposição brasileira em contribuir para uma solução pacífica para o conflito e facilitar a formação de um grupo de países amigos, para mediar negociações entre Rússia e Ucrânia. O Brasil é contra aplicação de sanções unilaterais, pois não foram aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU”, declarou o chanceler brasileiro.

Vieira afirmou ainda que Lavrov reiterou o convite para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça uma visita oficial à Rússia.

Foto: Reprodução

 

Brasil #Russia guerra ucrânia itamaraty sergey lavrov

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas