Os depoimentos foram apresentados em uma mesa redonda sobre o tema
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
No primeiro dia do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam 2023), que começou nesta quarta-feira (19) na capital amazonense, algumas parlamentares do estado deram depoimentos de situações de violência política de gênero que sofreram no exercício do seus mandatos. Os relatos foram apresentados em uma mesa redonda sobre o tema.
Um dos casos, foi o da vereadora Enfermeira Tatiana Franco (PTB), do município de Borba, que foi ameaçada prefeito daquele município, Simão Peixoto (Progressistas). Em evento após o segundo turno das eleições de 2022, o prefeito ameaçou “dar uma ripada” na vereadora, segundo ele “para ela respeitar a saúde de Borba.” O mesmo chegou a ser preso preventivamente no início de março deste ano por conta das ameaças, mas logo foi posto em liberdade pela Justiça, e reassumiu a prefeitura. De forma inédita, a parlamentar recebeu uma medida protetiva contra o prefeito.
“Confesso que passei por tortura psicológica, estive em depressão e pensei em desistir, mas a gente não pode desistir dessa luta. A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas foi muito importante nesse processo, me dando todo o apoio jurídico, e outros órgãos também me atenderam. Há leis que nos respaldam. Me sinto amparada hoje e pude continuar o meu processo e a minha carreira política. Esse tipo de violência não pode existir”, relatou a vereadora ao site O Poder.
“Tenho defendido as causas da saúde, inclusive, consegui emendas parlamentares para a saúde dentro do município de Borba. Não caberia a mim em que sentido a ‘lapada’, em que sentido ele estaria dizendo que eu estaria desrespeitando a Saúde do município.”, acrescentou a vítima.
Machismo e censura
Ao discursar durante a mesa redonda, a deputada Joana Darc – Protetora dos animais (UB), apresentou fatos de agressões sofridas por ela quando era vereadora de Manaus e também como deputada estadual.
Em um telão, ela reuniu algumas manchetes que foram repercutidas em sites de notícias da capital.
Foram situações de censura e machismo, por exemplo, contra a parlamentar.
Feclam
Com a proposta de reunir os representantes das Casas Legislativas do Amazonas, num intercâmbio de experiências e difusão de conhecimentos, o Feclam chega a sua terceira edição e segue até esta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O tema do evento é “As Casas Legislativas no Contexto Amazônico.”
O primeiro dia teve uma tarde de oficinas direcionadas exclusivamente aos vereadores das Câmaras Municipais. No evento são abordados temas essenciais à atividade parlamentar.
Fotos: Thiago Gonçalves
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário