Imprensa internacional deu ênfase aos esforços de Zelensky e a ausência do presidente brasileiro
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS
Durante reunião da cúpula do G7, neste domingo (21), em Hiroshima, o presidente Lula demostrou sério mal estar qual a chegada do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
O presidente ucraniano, notoriamente recepcionado pelas autoridades presentes, recebeu o cumprimento dos majoritários que se movimentavam em sua direção, o presidente do Brasil continuou de cabeça baixa, sem dar importância a sua chegada.
Em entrevista, Lula declarou que estava distraído em suas anotações e não percebeu a chegada de Zelensky.
“Eu estava rascunhando em um papel algumas ideias do meu discurso que eu acrescentei coisas de improviso no meu discurso. Eu estava anotando. Eu não vi nem a chegada do Zelensky”, declarou.
Outra situação embaraçosa foi o cancelamento da agenda entre os presidentes que, durante coletiva de imprensa, Zelensky afirmou a decepção por não ter se encontrado com o presidente do Brasil.
“Sobre as situações das minhas reuniões eu encontrei quase todo mundo, todos os líderes, e todos eles tinham suas agendas, então, eu acho que foi por isso que nós não pudemos nos encontrar com o presidente brasileiro”, disse.
Ao ser indagado pela imprensa se estaria desapontado, o presidente ucraniano ainda afirmou que Lula que estaria, provocando risos durante coletiva.
A imagem da mídia
A repórter, Motoko Rich, do jornal New York Times, publicou no domingo (21), a informação que que o presidente Lula é um “aliado próximo da Rússia”.
Na matéria ela observou a fuga de Lula, diante a tentativa do presidente ucraniano de agendar uma reunião bilateral.
“Zelensky continuou esses esforços no Japão, onde se encontrou com o primeiro-ministro Narendra Modi, da Índia, um país que aprofundou os laços econômicos com a Rússia à medida que os aliados da Ucrânia se distanciavam”, constatou a jornalista. “O presidente Lula, do Brasil, um aliado próximo da Rússia, também está em Hiroshima.”
Uma análise de publicações realizada pelo site Poder 360, dos principais jornais do G7 (formado por Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá, Itália e Japão) além da imprensa de países convidados, no período de 19 a 22 de maio, acenou para o mesmo histórico de que Lula evitou Zelensky.
Segundo a divulgação do site, os veículos deram ênfase à missão do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em atrair o brasileiro e outros líderes emergentes à agenda de sua “fórmula da paz” para encerrar a guerra na Ucrânia.
Foto Evaristo SA/AFP/Louise Delmotte/POOL
Com informações Revista Oeste e Poder 360
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário