Presidente irá cumprir agenda oficial em Portugal e na Espanha
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixa o Brasil na noite desta quinta-feira (20). Em meio a escândalos no governo, ele decidiu antecipar em 1 dia a viagem para Portugal, onde cumprirá agenda oficial até o próximo dia 25. De lá, ele segue para a Espanha.
Em nota à imprensa, o Itamaraty confirmou a antecipação, mas não deu informações sobre o motivo. Os compromissos do presidente com o governo português estão previstos somente para o sábado (22).
Entre os objetivos da viagem, está o relançamento das relações com a União Europeia. O presidente também pretende usar o momento para tentar reforçar a imagem de independência do Brasil no conflito entre Rússia e Ucrânia, após o embaraço causado pelas críticas do petista aos países ocidentais.
A lista com os nomes dos integrantes da comitiva do Brasil ainda não está fechada. Mas, segundo o Itamaraty, deve contar com os ministros Sílvio Almeida (Direitos Humanos), Margareth Menezes (Cultura), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação) e com presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Nos dias 25 e 26, Lula estará em Madri, na Espanha, o segundo maior investidor no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos.
Foto: Getty
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário