AO VIVO

Líder indígena de comunidade atacada por facção denuncia “teatro” do Governo Lula, “nunca nos ouviram”

”o governo federal resolveu fazer mídia onde ele foi removido sem vida, e os ministros precisam ouvir que para nossa etnia isso é uma ofensa”

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Por: Jhonatas Souza

O estado de Roraima virou pauta nacional e internacional mais uma vez depois da visita do grupo ministerial que foi enviado pelo presidente Lula ao estado para apurar os ataques que aconteceram em uma comunidade no território Yanomami. Em entrevista exclusiva ao site “O Poder” as lideranças daquela região repudiaram a presença do governo federal e afirmaram que nenhum ministro conversou com a comunidade.

“É uma situação muito triste que aconteceu com o nosso parente. Era um agente de saúde, pessoa boa que nunca fez maldade dentro da comunidade. Eu vou dizer a verdade, o governo federal resolveu fazer mídia onde ele foi removido sem vida, e os ministros precisam ouvir que para nossa etnia isso é uma ofensa”, relata o professor indígena e vice-presidente da Associação Texoli, Eliseu Xirixana Yanomai, que representa a comunidade Xirixana.

(confira a fala da liderança: https://youtu.be/I-Kbk3jSY0U)

De acordo com a liderança, a sua etnia e muitas outras estão abandonadas e o governo federal só conversam com indígenas que apoiam o presidente, “o mundo precisa enxergar se existem dialetos diferentes dentro do território Yanomami. Os ministérios vem e procuram apenas as pessoas que já foram alinhadas com o Governo Federal. Dentro do território Yanomami existem várias comunidades. Os Iecuanos, Sanumá, Uaicás, Ninan, Xirixara, que não estão representados e o mundo não sabe que eles existem no território”.

No último fim de semana agentes do Ibama e PRF foram atacados por “garimpeiros faccionados”, entre eles um chefe de facção identificado como Sandro Moraes de Carvalho – ele comandava facção que domina garimpos no território.

(hyperlink https://bit.ly/44sY1d6)

Os indígenas atacados pertencem a comunidade Xirixuna, e são membros da associação Texoli, as lideranças indagam que também precisam ser ouvidos pelo presidente, “nós precisamos ser procurados, nós precisamos ser ouvidos do mesmo jeito que o Governo escuta outras associações. Os Ministérios tem que nos escutar e tem que nos procurar, eles vieram aqui e não nos procuraram e isso significa que é um abandono”.

(veja a fala na integra: https://youtu.be/I-Kbk3jSY0U)

#Lula #Roraima Yanomami indígenas

COMENTÁRIOS:

C
Clarizette Barbosa
Realmente tudo que o vice presidente Elizeu fala para chamar atenção das outoridades e verdade , as outras associação precisa ser ouvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas