Processo do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que pede a cassação do governador, Antonio Denarium (PP), é adiado pela segunda vez após julgamento ser retomado na tarde desta segunda-feira (26).
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Processo do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que pede a cassação do governador, Antonio Denarium (PP), é adiado pela segunda vez após julgamento ser retomado na tarde desta segunda-feira (26).
O processo é uma ação movida pelo partido Avante que acusa o governador de se aproveitar do programa “Cesta da Família” em 2022. Segundo o partido, em 2021, o Governo beneficiava 10 mil famílias. No entanto, em 2022, esse número aumentou para 50 mil famílias.
O julgamento começou no dia 30 de maio, na ocasião o juiz Francisco Guimarães pediu vista na sessão. Nesta segunda-feira, ele trouxe uma questão de ordem sobre a citação do vice-governador Edilson Damião (Republicanos) no processo.
A desembargadora Tânia Vasconcelos explicou durante de o julgamento desta segunda-feira que o vice-governador não está em uma condição de subordinação, sendo atingido diretamente em caso de cassação.
“A jurisprudência que é juntada no sentido de que o vice-governador não está numa relação se subordinação em relação ao governador, sendo atingido pela decisão que caça o registro ou o diploma pela prática de conduta vedada”, explicou.
A presidente do TRE-RR, desembargadora Elaine Bianchi, avisou que este é o segundo pedido de vistas. Dessa forma, o processo entra em vista coletiva e tem prazo de 10 dias para retomar novamente.
Em nota a defesa do governador nega e afirma que os programas foram apenas unificados. Os advogados de Denarium tentaram, inclusive, extinguir o processo sem a resolução do mérito, ao justificar que o Avante não teria legitimidade em propor a representação especial, por não ter prestado contas em 2022.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário