“Road Show – Open Industry – Interoperabilidade e Data Space para Indústria – Etapa Amazonas” está programado para a próxima segunda-feira (25), na Suframa, e busca promover estratégias para implementar soluções da Indústria 4.0 no País
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Aproximadamente 100 pessoas – incluindo líderes, especialistas e tomadores de decisão da indústria regional e nacional que buscam explorar estratégias e soluções inovadoras para desenvolver a indústria 4.0 – já se inscreveram para participar do evento “Road Show – Open Industry – Interoperabilidade e Data Space para Indústria – Etapa Amazonas”, que ocorrerá na segunda-feira (25), às 9h (horário local), no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Organizado pela Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA) no Brasil, com apoio de grandes representantes da indústria brasileira, a iniciativa tem foco na neoindustrialização e busca promover estratégias para implementar soluções da Indústria 4.0 no País, visando impulsionar investimentos em educação e automação industrial.
As inscrições, gratuitas, seguem abertas e podem ser feitas por meio do link: https://forms.office.com/e/GMHcd1BB9S.
Programação
A programação inclui uma sessão de boas vindas – que contará com a participação do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, do presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas, Lúcio Flávio de Oliveira, e da chefe de representação da VDMA no Brasil, Fabiane Wahlbrink – e também cinco palestras sobre temas como “O que é Indústria 4.0?”, “IoT / Big Data / Analytics”, “Padrões de Interoperabilidade: OPC UA Companion Specifications”, “Retrofit 4.0 e sua Conexão com o OPC UA” e “Espaços de Dados: O Caminho para a Criação no Brasil”. As palestras contarão com tradução simultânea em português e inglês.
Está prevista, ainda, a apresentação de um case de sucesso da Indústria 4.0 na região, por meio da explanação de representantes do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) de como a política pública estabelecida pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) tem incentivado indústrias a investirem na transformação digital e ajudado a impactar diretamente na evolução de todo o ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental e do Estado do Amapá.
Leia mais: Suframa visita planta da Sakura no Polo Industrial de Manaus
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
O TCE-AM deu cinco dias para que o prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), se manifeste sobre a contratação da empresa J E D Gestão de Projetos sem licitação. A denúncia, feita por Brena Dianná (União Brasil), aponta ausência de justificativa técnica, valor acima do limite legal e que a empresa foi criada um mês antes da assinatura do contrato. A Corte pode anular o ato e adotar medidas legais.
Pesquisa do Instituto Paraná revela que 38,6% dos brasileiros não simpatizam com nenhum partido político. O PL lidera entre os que têm preferência, com 18,2%, seguido de perto pelo PT, com 18,1%. Siglas tradicionais como MDB e PSDB registraram baixa adesão. O levantamento mostra uma rejeição crescente às legendas e à representação política.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinou a suspensão imediata do pregão eletrônico nº 016/2025 da Prefeitura de Manacapuru. A decisão foi tomada após representação da empresa Perfil Saúde, que apontou exigências excessivas no edital, como a apresentação de documentos de todos os médicos, ferindo a nova Lei de Licitações. O relator entendeu que há risco de prejuízo ao erário
Pela primeira vez desde 2022, petistas e bolsonaristas aparecem empatados em apoio popular, com 35% cada, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 10 e 11 de junho. A queda dos petistas coincide com a crescente reprovação ao governo Lula, enquanto o apoio a Bolsonaro se mantém estável, mesmo após seu julgamento no STF. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 136 cidades do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Deixe um comentário