AO VIVO
Economia - 19 de julho de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Governo suspende exportação de carne de frango de todo o Brasil para a China

O governo brasileiro decidiu suspender temporariamente as exportações de carne de frango de todos os frigoríficos do país para a China devido ao surto da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O governo brasileiro decidiu suspender temporariamente as exportações de carne de frango de todos os frigoríficos do país para a China devido ao surto da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul. Inicialmente, o embargo, anunciado nesta quinta-feira (18), era restrito ao Rio Grande do Sul, mas foi ampliado para todas as plantas habilitadas no Brasil.

Juliana Satie Becker de Carvalho Chino, diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, oficializou a suspensão com data retroativa a partir de 17 de julho de 2024, data da confirmação do surto.

A suspensão segue o protocolo sanitário bilateral entre a China e o Brasil. A decisão segue uma prática comum de autossuspensão em controle de doenças fito-zoosanitárias, como destacou Ênio Marques, ex-secretário de Defesa Agropecuária.

Em 2024, a China comprou 17,47% da carne de frango exportada pelo Brasil, comparado a 19,13% no ano anterior, totalizando 682,2 mil toneladas e gerando US$ 1,6 bilhão.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, responsável por 40% do comércio global e é o segundo maior produtor mundial, com 15% da produção global. Em 2023, o Brasil produziu 14,8 milhões de toneladas e exportou 5,1 milhões de toneladas. No primeiro semestre de 2024, foram exportadas 2,5 milhões de toneladas.

O Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor e exportador do país, foi responsável por 11,4% da produção nacional em 2023 e 15% das exportações. No primeiro semestre de 2024, o estado exportou 354,3 mil toneladas.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas