O Wilson Lima mostrou que está alinhado e forte politicamente ao reunir parlamentares de outras bases, autoridades federais e ministros.
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), mostrou que está alinhado e forte politicamente ao reunir parlamentares de outras bases, autoridades federais, ministros e além de mostrar as belezas do festival folclórico de Parintins para influenciadores digitais e artistas globais. O Governador do estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), também presenciou a primeira noite dos bumbás e participou de coletivas ao lado de Wilson.
Durante o intervalo entre as apresentações, o governador do Amazonas cedeu coletiva de impressa ao lado das ministras Daniela Cardoso (Turimso), Margareth Menezes (Cultura) e Sônia Guajajara (Povos indígenas); o governador Helder Barbalho; o deputado federal Saullo Vianna; do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade; do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo; e também do diretor de relações governamentais da Coca-cola, Vitor Bica.
Lima destacou a grandeza do estado do Amazonas perante a impressa e essas autoridades: “A gente tem feito um esforço muito grande, desde 2019, para colocar o Festival em um outro patamar. E tudo o que a gente tem visto aqui tem mostrado o quanto o estado do Amazonas é incomparável. E quando falo incomparável não estou falando de ser melhor que ninguém, porque aqui a grandiosidade do estado do Amazonas vai desde sua complexidade, sua dificuldade na logística, mas também passa pela sua fauna, flora e, também, pela sua exuberância”, afirmou.
Investimentos
Com a presença de nomes importantes como Margareth Menezes e Sônia Guajajara, Lima quer abrir um leque de oportunidades para que não apenas o festival de Parintins seja palco de investimentos, mas também abre caminho para a melhoria da logística, como a BR-319, tecnologia e a questão de exploração mineral no estado.
Representando o Governo Federal, as ministras prometeram investimentos para as próximas edições do Festival de Parintins. “Certamente, governador, vamos fazer o possível para ano que vem mostrar para o Brasil inteiro esse espetáculo de Parintins”, declarou Margareth Menezes.
“Com o pedido do governador, o Ministério do Turismo conseguiu aportar um recurso para poder contribuir com essa grande festa”, disse Daniela. “O que mais me alegrou aqui foi ver a valorização dos povos indígenas da Amazônia retratada em ambos os bois”, completou Sônia Guajajara.
Autoridades na ilha
O Governo do Amazonas mostrou força ao conseguir reunir autoridades nacionais em Parintins, confira a lista de quem já compareceu na ilha e quem confirmou ainda a ida:
Ampliação do turismo
Nesta sexta-feira (30), o governo do Amazonas recebeu em Parintins a visita do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, onde o objetivo é de ampliar o potencial turístico do Festival de Parintins. Além disso, a presença do presidente é vista como uma porta de entrada para decidir novas estratégias de divulgação da cultura local para o exterior e também gerar renda para o estado.
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovaram as contas de 2021 da Câmara Municipal de Jutaí, exigindo que o ex-gestor Everaldo Jaques Costa devolva R$ 20 mil em multas. O relator Mario de Mello apontou várias infrações graves, incluindo déficits não justificados, inadimplências, falta de transparência e irregularidades em licitações. A atual gestão deve corrigir as falhas apontadas e regularizar o portal da transparência.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará cumprindo agenda em Manaus nesta quarta-feira (4). Para este dia, estavam previstos dois eventos: uma caminhada no Centro de Manaus e um encontro com mulheres no Teatro Manauara. No entanto, a caminhada foi cancelada por motivos de força maior, conforme informado pela assessoria da Coligação Ordem e Progresso. O encontro no Teatro Manauara, às 18h30, permanece confirmado. O ex-presidente Jair Bolsonaro apoia a chapa de Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair à Prefeitura de Manaus.
O procurador de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ademir Carvalho Pinheiro, faleceu neste domingo (1) aos 56 anos em São Paulo, onde estava internado em um hospital. Ademir ocupava o cargo desde 17 de setembro de 1999. A presidente do TCE-AM, Yara Lins, lamentou o ocorrido em nota. As causas da morte não foram divulgadas.
O deputado Rozenha alertou para um iminente colapso social e econômico no Amazonas devido à seca severa que afeta a região. Rozenha criticou a falta de resposta do governo federal, que, segundo ele, não reconheceu a gravidade da crise. Atualmente, todos os 62 municípios amazonenses estão em estado de emergência, e o apoio federal tem sido insuficiente para enfrentar a situação.
O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.
Deixe um comentário