AO VIVO
Economia - 09 de outubro de 2024
Foto: Reprodução

David Almeida pode ser multado por uso irregular de cores de partido em obras públicas

Denúncia aponta violação do Princípio da Impessoalidade na gestão municipal

Por: Andreza Miller
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Ministério Público de Contas (MPC) do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recomendou a aplicação de multa ao prefeito de Manaus por violação do Princípio da Impessoalidade, conforme o artigo 37 da Constituição Federal. O parecer nº 5.559/2024 destaca irregularidades no uso de um mosaico colorido em obras e estruturas públicas da cidade, que remete ao partido político do prefeito.

A procuradora de Contas, Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, aponta que a Prefeitura de Manaus utilizou cores e grafismos, como laranja e azul turquesa, que se assemelham à identidade visual do Avante. Essa prática pode configurar promoção pessoal e criar uma associação indevida entre a gestão pública e o partido político.

O parecer destaca que o mosaico foi aplicado em diversas áreas públicas, como Centros de Referência de Assistência Social (Cras), escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), caracterizando um desvio na utilização de recursos públicos. Essa ação fere a impessoalidade e compromete a finalidade das obras realizadas.

O MPC cita decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas da União (TCU), que sustentam que o uso de símbolos ou cores vinculadas a figuras políticas contraria os princípios de publicidade pública.

Diante das evidências apresentadas, o MPC recomenda a imposição de multa com base no artigo 54 da Lei Orgânica do TCE-AM, que prevê penalidades para atos que infringem normas contábeis, financeiras, orçamentárias, operacionais e patrimoniais. O parecer também solicita a reunião de processos semelhantes sobre o uso do mosaico colorido e a aplicação das devidas sanções.

 

4o mini

multado cores de partido obras públicas David Almeida

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas