AO VIVO
Economia - 19 de outubro de 2021
Foto:

Arthur Neto participa de debate morno promovido em torno das prévias presidenciais internas do PSDB

O debate, promovido pelos jornais ‘ O Globo’ e ‘Valor Econômico’, teve por objetivo fazer com que os possíveis pré-candidatos à Presidência da República, apresentassem suas propostas para as questões mais relevantes do País

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Sem um claro plano de governo e com inúmeras investigações no Ministério Público do Amazonas (MP-AM), o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, participou de um debate morno em torno das prévias presidenciais internas do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), juntamente com o governador de São Paulo, João Dória, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

O debate, promovido pelos jornais ‘ O Globo’ e ‘Valor Econômico’, teve por objetivo fazer com que os possíveis pré-candidatos à Presidência da República, apresentassem suas propostas para as questões mais relevantes do País. O evento foi mediado pela jornalista Vera Magalhães, e teve duração de aproximadamente duas horas, divididas em quatro blocos.

No primeiro, com duas rodadas de perguntas, Arthur respondeu questionamentos sobre desenvolvimento sustentável e perguntou aos adversários sobre tornar o PSDB uma unidade. O ex-prefeito falou sobre a importância da defesa da Amazônia, da utilização da floresta de forma sustentável, mas pecou ao explicar, se caso fosse o candidato escolhido pelo partido, como seria essa política de defesa. 

No segundo e terceiro blocos, foi a vez dos jornalistas fazerem perguntas aos três debatedores. A jornalista Maria Cristina Fernandes, do ‘Valor Econômico’, indagou Arthur sobre uma declaração dada por ele, em 2017, na qual ele disse que Dória havia transformado as prévias do PSDB em um “motel”.

Desconcertado e arrancando risos da plateia, o tucano não negou a fala, mas ressaltou que que naquele momento ainda não conhecia o governador de São Paulo a fundo. “Sinceramente, as vezes eu não me seguro mesmo e peco pela minha sinceridade”, respondeu o ex-prefeito de Manaus. 

Ainda no mesmo bloco, a jornalista Miriam Leitão questionou Arthur Neto sobre a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM). Ele defendeu suas convicções da importância do modelo para Manaus e para o Brasil. O jornalista Merval Pereira insistiu no assunto ZFM e questionou se, caso Arthur fosse o candidato eleito, qual seria a proposta dele para o que ele chamou de “economia verde”.

Sem ser muito claro, o ex-prefeito falou de financiamento em órgão de pesquisa, valorização dos cientistas e laboratórios para realização do modelo econômico, disparando que é favor da troca do modelo ZFM, se caso ele ocorresse de forma gradativa.

O quarto e último bloco foi de perguntas entre os candidatos. Arthur foi o primeiro a fazer os questionamentos e direcionou a pergunta para Eduardo Leite. Em seguida foi questionado por Dória sobre qual seria sua proposta de política para o País. “Não me sinto seguro em Manaus, não me sinto seguro no Rio de Janeiro e em São Paulo, Minha política seria discutir a política com os governadores e a partir da visão deles, dividir recursos”.

Por último, foi a vez de Leite perguntar para o ex-senador sobre o valor que ele via na política. Com a aparência fragilizada e chorosa, Arthur respondeu tentando fazer um resumo de sua história. Lembrou de sua luta na ditadura, tempo de senado e Prefeitura de Manaus. “Nós temos que ter pessoas vocacionadas e não espertalhões. Na política tá cheia de espertalhões, precisamos de mais bobos”, finalizou.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas