AO VIVO
Economia - 01 de novembro de 2023
Foto: Reprodução/ Podercast

Amazonas é destaque na transição energética do Brasil, diz secretário

Ronney Peixoto, secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (Semig), ainda destacou soluções sustentáveis no interior, no ‘Podercast’

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Amazonas tem se destacado como protagonista na transição energética do Brasil, sendo o terceiro maior produtor de gás do país, com uma ênfase significativa na produção onshore, ou seja, em terra firme. As informações são do secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (Semig), Ronney Peixoto, que concedeu entrevista ao jornalista Leon Furtado, no programa ‘Podercast’, no site O Poder. O responsável pela pasta disse ainda que o destaque não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico da região, mas também contribui para a transição energética do país, promovendo uma matriz mais limpa e sustentável.

Ronney Peixoto ressaltou que o Amazonas é o maior produtor de gás onshore no Brasil, o que o coloca na vanguarda da transição energética do país. Isso não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também contribui para uma matriz energética mais limpa. Além disso, a região tem potencial para projetos como a produção de potássio, que poderia suprir 25% a 30% da demanda nacional desse mineral, reduzindo a dependência de importações e beneficiando o Brasil e o mundo, já que o país é um dos principais fornecedores de alimentos.

“Nós temos aí um projeto muito importante, não só para o Amazonas, mas para o país, que é o projeto do potássio na região de Autazes. Nós temos, hoje, no Brasil, ele importa 95% do potássio necessário para a produção cristalizante no país. E, com essa planta aqui no Amazonas, nós poderíamos garantir, seja de 25% a 30%, do potássio, da produção de potássio, do consumo de potássio no país. Então, isso seria um ganho não só para o município de Autazes, mas para o Amazonas, para o Brasil, e para o mundo, porque o Brasil alimenta cerca de 1 bilhão e meio de pessoas ao redor do mundo com seus produtos”, explicou.

Ouro na calha do Madeira

A Semig também se preocupa com a mineração de ouro na região do Rio Madeira, onde tradicionalmente ocorre a atividade de garimpo. Recentemente, restrições à mineração têm afetado a economia local. A secretaria busca parcerias para desenvolver a mineração de ouro de forma sustentável e legal, beneficiando a população e revitalizando a economia local.

A atenção se concentra no Extrativismo Mineral Familiar, um sistema em que famílias se dedicam à mineração de ouro de maneira quase artesanal. A solução envolve a organização em cooperativas com alta governança e a substituição do mercúrio por alternativas mais seguras, como o extrato da árvore pau de balsa. Essas ações visam não apenas legalizar a atividade, mas também torná-la mais sustentável e transparente.

“Além desse projeto de potássio nesse tema mineração, nós temos que ter um olhar também para a região do Rio Madeira, onde tem já um extrativismo tradicional, que estão passando por uma decisão de não poder fazer mineração ali. Nós temos que olhar para essa população que tem o extrativismo do ouro, porque são cerca de 2, 3 mil pessoas que exerciam essa atividade, que não estão podendo exercer. Os municípios acaso também perdem aquela dinâmica econômica, aquela movimentação econômica. Então a nossa proposta é ter um novo olhar para aquela região, buscando atrair parcerias, para que a gente possa desenvolver ali de forma sustentável, de uma forma totalmente legal, para que as pessoas possam exercer a sua atividade tranquilamente. E com isso, eu repito mais uma vez, quem ganha é a população, quem ganha é o Estado, quem ganha é o país”, enfatizou.

Peixoto ainda pontuou que a transição para uma mineração de ouro mais sustentável exige etapas como a organização em cooperativas, a substituição do mercúrio por produtos mais seguros, como o extrato de pau de balsa, e a transparência em toda a cadeia produtiva, desde a extração até a comercialização. Essas ações buscam criar um novo cenário que beneficie a população local e contribua para a sustentabilidade da atividade de mineração de ouro no Amazonas.

“O que precisa é se organizar. E aí a gente tem cooperativas ali, de onde eles cresceram. É o melhor caminho, se organizar em cooperativa com alto nível de governança, para que possam, essas pessoas, explorarem de uma maneira totalmente legal o ouro e ser uma maneira de existência da sua família. O que nós temos ali são essas pessoas que deixaram de fazer essas atividades e vão fazer outras. Vão plantar, vão tentar tocar a vida. Então nós precisamos olhar para essas pessoas, para quitar para eles uma forma, uma alternativa também”, concluiu.

 

Semig #AM #Amazonas mineração Sustentabilidade petróleo gás Ronney Peixoto

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

05/12
16:38

VERBA

O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu uma adição de R$ 12 milhões em recursos durante nova visita a Brasília. Essa quantia, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Silas Câmara, será direcionada para investimentos em infraestrutura, conforme anunciado pelo prefeito. Almeida permanece na capital federal em busca de mais verbas.

24/11
17:16

MOVIMENTAÇÃO

Amom Mandel, potencial candidato à prefeitura de Manaus nas Eleições de 2024, visitou a Feira da Banana para um diálogo com a administração do local. O objetivo foi compreender as principais demandas da feira. Mandel, conhecido por seu envolvimento em questões locais, busca entender as necessidades da população e fortalecer seu vínculo com os eleitores. Durante a visita, o deputado federal estava acompanhado do vereador William Alemão.

21/11
10:29

ESTRATÉGIA

Durante a visita do ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias, a Manaus, na última sexta (17), o prefeito David Almeida pode ter garantido uma estratégia para sua campanha de reeleição. A Prefeitura planeja abrir 10 novas ‘cozinhas comunitárias’ no próximo ano, com a ajuda do programa do governo federal ‘Brasil Sem Fome’. Com essa expansão, Almeida terá 25 restaurantes populares, fortalecendo ações e atendendo às necessidades alimentares da população mais carente.

21/11
10:10

BUSCANDO RECURSOS

O prefeito de Manaus, David Almeida, estará em Brasília nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22), buscando recursos. Durante sua agenda de trabalho na capital federal, ele se reunirá com a bancada federal do Amazonas, defendendo a alocação de emendas parlamentares para financiar projetos, incluindo iniciativas de infraestrutura. Além dos dois viadutos atualmente em construção na capital amazonense, a prefeitura tem planos para a execução de pelo menos mais dois projetos dessa natureza.

16/11
16:07

ARTICULAÇÃO

O Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Deputado Roberto Cidade, compartilhou em suas redes sociais informações sobre reuniões realizadas durante o feriado com os vereadores Bessa e Allan Campelo. Hoje, estava programado um encontro com o vereador Capitão Carpê. Conforme os bastidores, essas reuniões fazem parte da articulação política que Roberto Cidade tem estabelecido em busca de apoio. Ele é um dos nomes cotados em um eventual projeto político para a Prefeitura de Manaus.

Ver mais >>

Programas